Menu
sexta, 23 de julho de 2021
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO JUNHO

Corpo de Bombeiros dá dicas para evitar acidentes com fogos de artifício

13 Jun 2013 - 11h32Por Notícias.MS

Com a chegada do mês de junho, um movimento cultural muito antigo passa a tomar conta das cidades brasileiras. As tradicionais festas de São João, ou festas juninas, são realizadas em grande número em praticamente todos os municípios do país, sejam elas em grande ou pequena escala. Organizadas com pouca gente ou com milhares de pessoas e durante vários dias, as festas juninas são um ótimo momento para manter viva uma tradição secular onde, culinária, dança e alegria se reúnem em um dos movimentos populares mais conhecidos do Brasil.

Presentes em praticamente todas as festas de São João, os fogos de artifícios, além de colorir os céus representam um grande perigo se manuseado incorretamente, podendo ferir quem o manuseia de forma grave. Devido ao grande número de acidentes com este produto nesta época do ano, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul revela os cuidados a serem tomados, desde o momento da compra até quando for ser utilizado.

Para evitar a aquisição de material clandestino é importante observar se o local de venda é credenciado. Nas lojas credenciadas, os vendedores são treinados para orientar aos usuários sobre as medidas de segurança. Estas casas possuem iluminação blindada contra explosões, extintores e porta corta-fogo para evitar a propagação de incêndios.

Com o intuito de diminuir os acidentes, os Bombeiros aconselham a sempre ler as instruções impressas na embalagem, utilizar os fogos em lugar aberto e armazenar os produtos em local seco e afastado do calor. Na hora de soltar o fogo de artifício é importante, dependendo da idade de quem manuseá-lo, estar sob a supervisão de adultos, nunca reutilizar os fogos que tenham falhado e não atirar fogos na direção de outras pessoas.

Os bombeiros alertam ainda que nunca devem ser realizadas experiências, modificar ou tentar fabricar seus próprios fogos, uma vez que isso pode causar acidentes graves. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas por quem vai manusear os produtos é outro ponto destacado pelos militares.

Em caso de acidentes e queimaduras, enquanto não houver atendimento no hospital deve-se cobrir a queimadura com um pano limpo, nunca furar as bolhas, pois elas servem para proteger a área queimada. Não é recomendado retirar as roupas grudadas, fragmentos de objetos ou graxas das lesões, pois isso pode agravar os ferimentos. É importante não utilizar pomadas sem a devida orientação médica e deve-se procurar socorro imediatamente.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PANTERA EM AÇÃO BONITO - MS - VEREADO EM AÇÃO
Pantera destaca o atendimento ao pequeno produtor durante visita ao departamento em Bonito (MS)
BONITO - MS - A RETOMADA
Depois de um ano de desafios e restrições, turismo já dá sinais de retomada em Bonito (MS)
BONITO - PMA BONITO - NOVA SEDE PMA
PMA ganha terreno de 4.000 m² e terá nova Sede ampla com 630 metros quadrados em Bonito (MS)
VACINA CORONAVÍRUS EM MS
ALERTA: Não é momento de descuidar, taxa de contágio tem leve aumento em MS
CASO DE POLÍCIA
Ladrão causa curto-circuito ao furtar fios de um poste de energia em MS
GUARDA MUNICIPAL DE BONITO BONITO - MS - MELHORIAS NA GUARDA MUNICIPAL
Sejusp e Guarda Municipal discutem fortalecimento da segurança no município de Bonito (MS)
BONITO TRATOR BONITO - MS - PARCERIA
Prefeitura cede trator com terraceador ao IASB para utilização no Projeto Águas de Bonito
ASTRAZENECA VACINA ASTRAZENECA
AstraZeneca: 02 doses têm proteção de 93,6% contra mortes por Covid, entenda sobre a 1ª e 2ª
ACIDENTE FATAL
Coordenadora de compras é encontrada morta caída ao lado de sua Honda Biz em Aquidauana
VACINA VACINAÇÃO COVID EM MS
A cada 10 pessoas em MS, 3 foram completamente imunizadas