Menu
segunda, 22 de julho de 2024
Busca
Pizzaria

Começa hoje em Miranda workshop que capacita guias para observação de aves

28 Mar 2011 - 12h47Por Bonito Informa - Assessoria

A Wildlife Conservation Society (WCS) de New York realiza a partir de hoje (28) até o dia 31 de março workshop para capacitação de profissionais, guias de turismo e monitores para condução de observadores de aves no Pantanal. O evento acontece em Miranda, na Estação Ferroviária do Trem do Pantanal.

O conteúdo programático do Workshop inclui aulas teóricas e práticas, que abordarão o histórico da observação das aves, ecossistemas locais e avifauna da região, migração, conservação das aves, técnicas de reconhecimento em campo, identificação de aves, ética profissional, técnica profissional do guia ornitológico, equipamentos, bibliografia especializada, básico de gravação e fotografia em campo, básico de frugivoria e jardim das aves, organização de dados e birdlist, roteiros para observação de aves na região.

Nas aulas práticas os participantes farão reconhecimento do ambiente visitado e identificação das espécies ocorrentes, manuseio de equipamento e registro das espécies locais, condução adequada de observadores de aves, criação de lista pessoal das aves observadas.

Na oportunidade, a WCS e a Editora Horiente lançam o Guia Aves do Brasil: Pantanal e Cerrado, o primeiro da série que deverá contar com cinco volumes que abordam as aves de todos os biomas brasileiros, permitindo sua identificação. Com linguagem simples e ilustrado, o livro tem o objetivo de popularizar a observação de aves no Brasil e estimular a conservação do meio ambiente. Os autores do guia estarão presentes no evento: John Gwynne, Robert Ridgely, Guy Tudor e Martha Argel. O fotógrafo Daniel de Granville também participará do curso.

Todos os participantes receberão apostila e lista de aves da região. Aqueles que concluírem o treinamento receberão gratuitamente um exemplar do livro Aves do Brasil – Pantanal & Cerrado e um CD com arquivos diversos sobre os temas apresentados durante o curso.

Conforme a coordenadora do Projeto Aves do Brasil, Martha Argel, o turismo de observação de aves é uma atividade crescente no Brasil e movimenta a economia em regiões de grande diversidade biológica. Diversos locais de rica avifauna e natureza conservada já possuem estrutura adequada para receber observadores de aves. “O Pantanal é um dos destinos mais procurados por este público no Brasil. Ao vincular o lançamento do Guia Aves do Brasil – Cerrado e Pantanal com a capacitação de condutores locais, espera-se beneficiar não apenas os profissionais já atuantes, mas também o observador de aves que visita a região e, consequentemente, todo o turismo local”, assegura Martha.

Técnicos responsáveis:

Msc. Maria Antonietta Castro Pivatto - Bióloga, ornitóloga, mestre em meio ambiente e desenvolvimento regional, guia especializada em ecoturismo e observação de aves. Consultora, instrutora em cursos de capacitação de guias e monitores ambientais nas áreas de ecologia, ecoturismo, técnicas profissionais e observação de aves. Elabora inventários de avifauna para planos de manejo e licenciamento ambiental. Mais informações em www.bonitobirdwatching.blogspot.com.

Esp. Daniel De Granville Manço – Biólogo, especialista em jornalismo científico, guia especializado em ecoturismo e observação de aves. Fotógrafo especializado em natureza e expedições fotográficas. Instrutor em cursos de capacitação de guias e monitores ambientais em técnicas profissionais, fotografia e observação de aves. Mais informações em www.photoinnatura.blogspot.com.

Mais Informações: Secretaria de Turismo de Miranda (67) 3242-3051
Operadora Águas do Pantanal Tour (67) 3242-1242

Leia Também

Após perder carro em enchente no RS, mulher processa cantor  Gusttavo Lima Justiça
Após perder carro em enchente no RS, mulher processa cantor Gusttavo Lima
Casal morre e criança fica ferida em batida frontal de carretas na BR-163 Triste
Casal morre e criança fica ferida em batida frontal de carretas na BR-163
Adolescente que foi esfaqueado pela mãe morre no hospital Em MS
Adolescente que foi esfaqueado pela mãe morre no hospital
Pais desempregados fazem apelo para tratar câncer da filha em MS Ajuda ao próximo
Pais desempregados fazem apelo para tratar câncer da filha em MS
Bombeiros de MS continuam trabalho para conter incêndios em diferentes áreas do Pantanal Ação de combate
Bombeiros de MS continuam trabalho para conter incêndios em diferentes áreas do Pantanal
Zezé Di Camargo será pai aos 61 anos e já está escolhendo nome do bebê Sertanejo
Zezé Di Camargo será pai aos 61 anos e já está escolhendo nome do bebê
Funcionário público é rendido por bandidos armados no portão de casa em MS Caso de polícia
Funcionário público é rendido por bandidos armados no portão de casa em MS
Bonito (MS) ganha novas opções de acesso via Campo Grande com nova estrada e ampliação de voos Turismo
Bonito (MS) ganha novas opções de acesso via Campo Grande com nova estrada e ampliação de voos
Catador atropelado em MS negou atendimento do Samu minutos antes de morrer Caso de polícia
Catador atropelado em MS negou atendimento do Samu minutos antes de morrer
Como funciona o cérebro de uma pessoa apaixonada Artigo
Como funciona o cérebro de uma pessoa apaixonada
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.