Aos 50 anos, Dona Maria de Melo Costa fez sua primeira mamografia nesta quinta-feira (20). O procedimento realizado pela Carreta do Hospital do Câncer, que desde terça-feira (18) está instalada em Bonito, foi feito dez anos depois da indicação dos médicos para realização anual do exame, que para mulheres sem histórico de Câncer de Mama na família, é de 40 anos.
Outro ponto destacado pela enfermeira é quantidade de pacientes que vão ficar sem atendimento. “Já temos uma fila de espera grande e eu acho que seria necessário pelo menos mais um três dias aqui, para conseguirmos suprir um pouco da demanda”, explicou Magda.
O grande número de pacientes é motivado pela ausência do aparelho na cidade e pela demora em conseguir um agendamento na Capital. Maria José Pires, de 53 anos, por exemplo, contou que mora em Bonito há 4 anos e que desde que mudou para cá, conseguiu fazer a mamografia apenas uma vez, mesmo já tendo uma suspeita de nódulo em seu histórico. “Em São Paulo eu fazia anualmente, mas aqui é muito difícil conseguir. A gente precisa ficar na fila de espera por mais de ano. Isso quando consegue”, explicou.
O prefeito eleito de Bonito, Odilson Soares (PSDB) fez uma visita à Carreta nesta tarde e se comprometeu a manter o projeto nos próximos anos. “A iniciativa do vereador João Antonio é muito importante e com certeza vamos dar continuidade. Nós também já estamos com um dialogo aberto com o secretário de Saúde do Estado, para trazer um mamógrafo para Bonito. Seria de fundamental importância e daria fim a essa grande demanda que temos hoje”, disse.
Maria de Fátima, de 41 anos, que também foi fazer sua primeira mamografia, aproveitou a oportunidade para colher o material. “O preventivo a gente consegue fazer pelo município, mas como eu já havia marcado o exame da mama, aproveitei para fazer tudo de uma vez. A vinda da carreta para Bonito é muito significativa para nós mulheres, e esperamos que seja mantida”, afirmou.
A vinda da Carreta para Bonito foi uma iniciativa do vereador João Antonio, com apoio de alguns comerciantes e hotéis locais. Segundo ele, a ideia surgiu há 2 anos, quando passou por uma cidade onde o veículo estava instalado. “Infelizmente eu não tive apoio da Prefeitura e de nenhum setor do Poder Público, mas mesmo assim conseguimos trazer os atendimentos a Bonito, contando com a ajuda de alguns parceiros, como o Supermercado Formoso, que além de ceder o estacionamento, forneceu a energia e emprestou os banheiros”, finalizou o vereador.
Os resultados devem ficar prontos em até 30 dias e entregues ao idealizador do projeto, que fica encarregado de entregar as pacientes. No caso de alterações no resultado, que indiquem algum sinal de doença ou precisem de nova avaliação, as pacientes serão contatadas pelo próprio hospital em até 20 dias e receberão as devidas orientações de como proceder.
Se o tumor for confirmado e for benigno, o tratamento é feito no próprio Hospital do Câncer de Campo Grande. Se caso o resultado for maligno, a paciente é encaminhada para o Hospital Alfredo Abrão, parceiro nesse projeto, ou para o Hospital de Barretos.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Guarda Municipal de Bonito completa 33 anos de criação

Copa Regional de Futebol Society de Bonito chega na reta final

Homem cai de viaduto, é atingido por carro e morre em MS

Dois morrem em acidente entre caminhão e ônibus que saiu de cidade de MS

IPVA 2024 poderá ser pago com Pix; novo portal garante segurança para contribuintes

Marcha para Jesus 2023 terá show com a Banda Amém sexta-feira em Bonito

Mulher é assassinada com golpes de faca pelo marido em Mato Grosso do Sul

Governo inicia pesquisa socioassistencial em Bonito

Funtrab promove Feirão da Empregabilidade nesta terça com 584 vagas para contratação imediata
