Menu
domingo, 25 de julho de 2021
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO JUNHO

Caravana Binacional Pantaneira marcada para outubro em Corumbá

16 Ago 2013 - 13h30Por Prefeitura de Corumbá

Turismo, aventura, consciência ambiental e esporte. Essa é a mistura proposta pela Caravana Binacional Pantaneira que será realizada pela primeira vez no Brasil, tendo Corumbá como ponto de partida, reunindo motociclista e quadriciclistas do Brasil, Bolívia e da Europa. Será uma aventura pelo Pantanal Sul-Mato-Grossense, até chegar a Campo Grande, passando por áreas alagadas, chapadas, morrarias e cerrado.

A realização foi tema de um encontro na quinta-feira, 15, na Fundação de Cultura, entre os idealizadores do projeto com uma equipe da Prefeitura Municipal. Na reunião ficou definido que a Caravana Binacional Pantaneira vai acontecer em outubro, com largada prevista para o dia 18. Os detalhes foram discutidos no encontro que contou com as participações do secretário de Governo, Hélio de Lima; da diretora-presidente da Fundação de Cultura, Márcia Rolon, além de uma representante da Fundação de Turismo.

Na oportunidade, o secretário Hélio de Lima informou que a Prefeitura dará apoio logístico ao evento, cujo lançamento está previsto para o dia 18 de outubro, às 18 horas, no Centro de Convenções Miguel Gómez, com uma série de apresentações culturais, exposições de artesanato local e cadastramento dos participantes.

O diretor e um dos idealizadores do projeto, Romeu Angelo Roman, explicou que a ideia surgiu da necessidade que os brasileiros tinham em ter um evento parecido aqui no Brasil. “Foi então que sugeri a organização de um evento na região de Corumbá, no Pantanal, ideia muito bem aceita por todos. Agora estamos trabalhando para realizar este grandioso evento em outubro”, explicou.

O itinerário escolhido é o mesmo utilizado pelas comitivas de gado, em período de cheias no Pantanal, quando os peões são obrigados a percorrer longas distâncias, retirando o gado das áreas alagadas, levando-os para regiões mais altas.

O ponto de partida da Caravana Binacional Pantaneira, já batizada de “Comitiva Pantaneira”, será em Corumbá, na fronteira com a Bolívia. De lá, o grupo segue para o Lampião Aceso, passando pela Estrada Parque, Porto da Manga, Curva do Leque, Passo do Lontra, Nabileque (região das águas), seguindo para os trechos radicais das morrarias e chapadas da Serra de Maracaju, passando pela Aldeia Bodoquena, Bonito e Aquidauana.

O trajeto a ser cumprido pelos quadriciclos e pelas motos, será sempre por estradas vicinais e trechos radicais, selecionados pela equipe de logística da Caravana. A chegada será Campo Grande.

O projeto visa, por meio do esporte, resgatar a história dos tradicionais peões pantaneiros nas suas jornadas com o gado, levando e trazendo boiadas por este imenso Pantanal, permitindo conhecer os métodos utilizados pelos peões durante as comitivas, atravessando rios, corixos, vazantes e áreas alagadas, agregando costumes, música e alimentação típica da região.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Mycchel Legnaghi - São Joaquim online FRIO INTENSO
Maior frio do ano? Temperaturas negativas, geada e até neve!
FOTO: NOTÍCIAS E CONCURSOS BOLSA FAMÍLIA 2021
Novo Bolsa Família de R$ 300 pode ser financiado; veja como
MACONHA BOI MACONHA
BOI MACONHA: Mais de 02 toneladas de maconha é apreendido em caminhão boiadeiro
HEMOSUL HEMOSUL
VAMOS DOAR: Hemosul Coordenador abre neste sábado das 7h às 17h para repor estoques de sangue
FRIO FRIO INTENSO
Frio chega com força e pode ser o mais intenso do século no Brasil
PANTERA EM AÇÃO BONITO - MS - VEREADO EM AÇÃO
Pantera destaca o atendimento ao pequeno produtor durante visita ao departamento em Bonito (MS)
BONITO - MS - A RETOMADA
Depois de um ano de desafios e restrições, turismo já dá sinais de retomada em Bonito (MS)
BONITO - PMA BONITO - NOVA SEDE PMA
PMA ganha terreno de 4.000 m² e terá nova Sede ampla com 630 metros quadrados em Bonito (MS)
VACINA CORONAVÍRUS EM MS
ALERTA: Não é momento de descuidar, taxa de contágio tem leve aumento em MS
CASO DE POLÍCIA
Ladrão causa curto-circuito ao furtar fios de um poste de energia em MS