Menu
sábado, 12 de julho de 2025
Busca
INTERNET BONITO

Brasil precisa avançar em políticas de emprego e renda, diz OIT

22 Mar 2011 - 16h37Por Agência Brasil

O Brasil pôde dar respostas rápidas aos impactos da crise internacional de 2008 graças à combinação entre políticas econômicas e sociais, que permitiram uma recuperação do emprego e movimentaram o mercado interno. Contudo, o país mostrou deficiências a serem superadas, como uma melhora no sistema público de emprego e renda e um melhor controle do fluxo de capitais.

Essas são as conclusões de um estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT), intitulado Estudos sobre Crescimento com Equidade – Brasil: Uma Estratégia Inovadora Alavancada pela Renda, divulgado hoje (22).

Uma das autoras do estudo, a pesquisadora Janine Berg, disse que o Brasil precisa fortalecer o sistema público de emprego, trabalho e renda, área que, segundo ela, não está recebendo recursos suficientes. Ela disse ainda que há exemplos, em países do Norte da Europa, para melhorar esse sistema e que podem ser adaptados para o Brasil.

“Em países do Norte da Europa, se uma pessoa recebe seguro-desemprego, ela tem que participar de um curso de formação profissional. Esse é um requisito para receber o seguro desemprego. Tem que ter contato com o Sine [Sistema de Emprego e Emprego] desse país para assegurar que haja uma intermediação de mão de obra que seja boa”, comentou.

Janine disse que esse tipo de ação poderia colaborar para que houvesse uma integração maior entre as políticas de emprego e renda. Outra questão que precisa ser melhorada, de acordo com o estudo, é o fluxo de capitais. Segundo a pesquisadora, está entrando no Brasil muito capital estrangeiro para aproveitar as taxas de juros e isso pode deixar o país mais vulnerável em uma crise porque a tendência é esse capital sair rapidamente. Por outro lado, sugere o estudo, o Brasil precisa expandir o investimento global.

“O capital [para investimento] que está chegando para ajudar a construir um porto, ou uma autopista, é capital que nós queremos. Isso é bem distinto do capital que está chegando para aproveitar a taxa de juros, mas isso não significa que controlando um o outro não vai chegar. A chave seria controlar esse capital de curto prazo”, afirmou.

O relatório sobre o Brasil faz parte de uma série de estudos sobre o crescimento com equidade. Também foram avaliados a Alemanha e a Indonésia.

Leia Também

Homem esquece chave, tenta entrar pela janela e morre preso nas grades Caso de Polícia
Homem esquece chave, tenta entrar pela janela e morre preso nas grades
Governo de MS disponibiliza Painel de Brucelose para fortalecer vigilância integrada em MS Saúde Única
Governo de MS disponibiliza Painel de Brucelose para fortalecer vigilância integrada em MS
Mostra em saúde pública aborda trajetórias de cuidados no SUS com ênfase no vício em jogos Atenção população
Mostra em saúde pública aborda trajetórias de cuidados no SUS com ênfase no vício em jogos
Mato Grosso do Sul registra queda em roubos e furtos no primeiro semestre de 2025 Segurança fortalecida
Mato Grosso do Sul registra queda em roubos e furtos no primeiro semestre de 2025
MS reforça compromisso com o turismo de observação de aves na Global Birdfair 2025 Turismo
MS reforça compromisso com o turismo de observação de aves na Global Birdfair 2025
Mulher cai em golpe ao tentar contratar carona para levar mãe a consulta médica Caso de Polícia
Mulher cai em golpe ao tentar contratar carona para levar mãe a consulta médica
Aeroporto de Bonito-MS se consolida como porta de entrada para o ecoturismo no Brasil Turismo
Aeroporto de Bonito-MS se consolida como porta de entrada para o ecoturismo no Brasil
Corpo de Bombeiros convoca candidatos para teste de aptidão física Soldados temporários
Corpo de Bombeiros convoca candidatos para teste de aptidão física
Semana Intensiva de Treinamento define seleção de Mato Grosso do Sul para os Jogos da Juventude Em Brasília
Semana Intensiva de Treinamento define seleção de Mato Grosso do Sul para os Jogos da Juventude
Seprodes atendeu 15 propriedades e beneficiou 20,5 hectares em junho Investimento
Seprodes atendeu 15 propriedades e beneficiou 20,5 hectares em junho
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.