Menu
domingo, 25 de julho de 2021
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO JUNHO

Brasil comemora avanços no Dia Mundial do Turismo

26 Set 2013 - 09h00Por MTur

O Dia Mundial do Turismo, em 27 de setembro, teve comemoração antecipada nesta quarta-feira (25) na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados. Uma reunião solene reuniu, no Congresso Nacional, o ministro do Turismo, Gastão Vieira, parlamentares e convidados das comissões de Turismo do Senado e da Câmara para celebrar os avanços do setor nos cenários nacional e internacional.

O turismo mundial apresentou, no primeiro semestre deste ano, crescimento de 5% nas chegadas de turistas internacionais, superior aos 4% projetados pela Organização Mundial do Turismo (OMT). O número representa um acréscimo de 25 milhões aos 494 milhões de turistas internacionais que viajaram pelo mundo no mesmo período do ano passado. Os países emergentes, confirmando uma das tendências dos últimos anos, apresentaram crescimento superior ao das economias avançadas: 6% contra 4%.

O turismo brasileiro segue a tendência, com impacto positivo na economia do país. No segundo trimestre de 2013, de acordo com pesquisa do Ministério do Turismo/FGV, o faturamento médio das empresas do setor cresceu 4,8%. Já o PIB do setor de serviços registrou variação de 2,4% no mesmo período.

Sustentabilidade - Turismo e Água: Proteger nosso futuro comum é o tema do Dia Mundial do Turismo, cujas comemorações oficiais ocorrerão na República das Maldivas, no Oceano Índico. Em mensagem por ocasião do Dia Mundial do Turismo, o secretário-geral Geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, afirmou que a data “destaca a responsabilidade da indústria do turismo de preservar e administrar a água com sabedoria”.

O secretário-geral da OMT, Taleb Rifai, conclamou as pessoas que trabalham no setor de turismo a se juntar à campanha do Dia Mundial do Turismo “na busca de soluções inovadoras para garantir o acesso sustentável aos recursos hídricos em todo o mundo”.

Entre os convidados pelo presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, Valadares Filho (PSB/SE), para a sessão comemorativa do Dia Mundial de Turismo estão os presidentes da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal; da Embratur, Flávio Dino, do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Ronald Ázaro, além do diretor-Presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Mycchel Legnaghi - São Joaquim online FRIO INTENSO
Maior frio do ano? Temperaturas negativas, geada e até neve!
FOTO: NOTÍCIAS E CONCURSOS BOLSA FAMÍLIA 2021
Novo Bolsa Família de R$ 300 pode ser financiado; veja como
MACONHA BOI MACONHA
BOI MACONHA: Mais de 02 toneladas de maconha é apreendido em caminhão boiadeiro
HEMOSUL HEMOSUL
VAMOS DOAR: Hemosul Coordenador abre neste sábado das 7h às 17h para repor estoques de sangue
FRIO FRIO INTENSO
Frio chega com força e pode ser o mais intenso do século no Brasil
PANTERA EM AÇÃO BONITO - MS - VEREADO EM AÇÃO
Pantera destaca o atendimento ao pequeno produtor durante visita ao departamento em Bonito (MS)
BONITO - MS - A RETOMADA
Depois de um ano de desafios e restrições, turismo já dá sinais de retomada em Bonito (MS)
BONITO - PMA BONITO - NOVA SEDE PMA
PMA ganha terreno de 4.000 m² e terá nova Sede ampla com 630 metros quadrados em Bonito (MS)
VACINA CORONAVÍRUS EM MS
ALERTA: Não é momento de descuidar, taxa de contágio tem leve aumento em MS
CASO DE POLÍCIA
Ladrão causa curto-circuito ao furtar fios de um poste de energia em MS