Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
ÁGUAS DE BONITO 2022
BONITO - MS - TRADIÇÃO

Bonito: Tradição de recorrer a rezadeiras resiste ao tempo

26 Abr 2022 - 08h43Por BOSCO MARTINS PARA O BONITO INFORMA

Especial por Bosco Martins - Fotos: Evelin Rios
 
Com um raminho molhado nas mãos, os padrinhos e a rezadeira dona Gedi fazem a prece poderosa. "Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". A simbologia da cerimônia  vem desde o início da tradição do batizado, onde a água representa a vida nova, o dom de Deus. 

Sob a imagem  de  Nossa Senhora de Aparecida,  numa pequena  mesa estão colocados  os ramos, a vela, o óleo  e a água  usada  para lavar o pecado e dar vida à criança. O óleo significa a força e a graça de Deus e a vela representa Jesus, que é a luz do mundo. Oficialmente, o batizado é o momento em que a criança é apresentada à sociedade. A cerimônia se encerra com a reza de  três Pai Nosso  e três Ave Maria  e o  Salve Rainha, um hino  e uma das quatro antífonas marianas.Legenda 2 Dona Gedi Flores Sanches uma das mais tradicionais rezadeiras de Bonito.Dona Gedi Flores Sanches uma das mais tradicionais rezadeiras de Bonito.

O trecho "ó clemente, ó piedosa, ó doce, sempre Virgem Maria!" é repetido pelos presentes e foi escrito por São Bernardo, no século XII. Os  padrinhos recebem a missão da rezadeira  de proteger a criança,  como se fossem os pais.  

Aos 75 anos, a  católica e  rezadeira  dona Gedi Flores Sanches como é conhecida em Bonito, começou a exercer sua vocação logo cedo. Desde criança, trocava as brincadeiras, para ouvir de seus pais e tios as histórias de Sinhozinho  figura mítica já incorporada à história e ao folclore de Bonito. Considerado um homem santo por seus seguidores, a história do "Mestre Divino" remete a década de 1940, quando de longas barbas, olhos e cabelos claros apareceu na região.

Benzedeiro,  Sinhozinho ( ou Senhorzinho para outros) era tido como curandeiro e realizador de milagres. Utilizando apenas cinzas e água em suas sessões de cura. A rezadeira que é filha de família tradicional bonitense, seus   pais  Graciolino Sanches  (Apelido Grácio) e dona Angelina Sanches Andrade, perderam filho de  "crupe viral." Uma doença ainda desconhecida naquele tempo sendo um  vírus que  atinge a laringe, deixando inchada e  causando os sintomas. Apesar da crupe ser uma doença que se cura na maioria das vezes, mesmo sem tratamento, o inchaço da laringe pode impedir gravemente a entrada de ar para os pulmões, podendo, em alguns  casos, levar à morte e foi  o que aconteceu com um  de seus irmãos, sendo uma outra irmã,  curada  por Sinhozinho.Carla Cardoso  na igreja de Sinhozinho em Bonito onde leva seus filhos para rezar e manter a tradiçãoDona Gedi Flores Sanches uma das mais tradicionais rezadeiras de Bonito.

Dona Gedi conta  que  seu tio Hilário Sanches, como o apóstolo  Pedro foi para Jesus Cristo, era o principal apóstolo e seguidor de Sinhozinho e com a cura da irmã contada pelos pais, desde então sua fé e crença só fizeram aumentar se tornando assim uma das principais  rezadeiras.  Ela tomou gosto pelas preces ritmadas e logo mais tarde,  não queria que nada lhe atrapalhasse de viver para aquilo que nasceu: rezar  e pedir a Deus pelos outros. "Aqui em casa, eu criei meus  filhos e netos na paz de Deus. Sempre foi rezando e pedindo a Deus para nos dar força", conta.

"Eu rezo pra todo mundo. Não tem aborrecimento. Jesus vai me dando força e eu vou vencendo. Quando eu era pequena  já ia na Igreja do Sinhozinho  e ia rezar por todo mundo. Ainda hoje sou do mesmo jeito. Eu acho que eu sempre vou ser feliz assim só pra viver   de  paz e a alegria. E é tão bom, tão bom..", afirma. Dona Gedi é comprometida com a fé  e o batismo e após a cerimônia, ela  conversa com as  pessoas que já sabem de  sua aptidão para falar de Jesus e diz  que  quando não faz isso, não se sente bem.  "É bom rezar  e orar   antes de batizar." Almoço de batizado  da  pequena Ísis Carla Cardoso  na igreja de Sinhozinho em Bonito onde leva seus filhos para rezar e manter a tradição

Tudo pela fé

"Na verdade, o que as pessoas buscam é a paz". Nem sempre o acesso à religiosidade foi fácil, especialmente em zonas rurais de cidades como Bonito.  Era muito comum que as pessoas se apegassem à fé das rezadeiras   para superar doenças 
e fazer orações e a fé dessas mulheres e não se tinha um padre  que assistisse na zona rural, este era o único recurso, conta ela.
Elas rezam com um ramo verde. Rezam orações católicas. Em varias paróquias,  as  que ainda restam e  têm ainda  uma força muito grande. Almoço de batizado  da  pequena ÍsisAlmoço de batizado  da  pequena Ísis

O trabalho de dona Gedi é  humilde e desprendido, algumas dessas rezadeiras, como Sinhozinho  também são benzedeiras e tem o poder de cura tão forte, que tomam para si as enfermidades de quem chega pedindo apenas uma prece e fazem  várias rezas. Para espinhela caída, peito aberto e mau olhado etc.  Mas dona Gedi não, ela faz questão de deixar claro que não é benzedeira, apenas rezadeira.  "Eu nasci numa família que cultivou a crença na reza. Quando uma cobra atacava alguém, não havia antídoto algum tempo atrás, então se rezava para a pessoa ser salva. Mas as rezadeiras rezavam também pelos animais. É uma experiência de fé muito grande. Algumas delas até dizem que quando rezam, sentem que a enfermidade dos outros chegam em si. São experiências interessantes, místicas, e são válidas. Às vezes a pessoa está com depressão, sem ânimo, perdendo a vontade de viver, e a única maneira que encontra é rezando. E aí elas se sentem curadas", acredita.

O batizado que reuniu vários convidados e moradores do entorno do Rio Formoso e contou com a presença da rezadeira foi  para batizar a pequenina Isís Vitória de Souza Lima, de seis meses.  

Ela é Filha do casal Alex de Souza Rios e Neide Rios Martinez e  a cerimônia aconteceu nesse fim de semana no Recanto Poliana, no KM 12 da Rodovia do Turismo. Bonitense da gema e filha de família tradicional, Cida Trelha lembrou que "antigamente batizava  os filhos em casa e mais tarde na igreja. Meus pais batizaram nós assim também. Queria muito que meus filhos seguissem a tradição, mais não consegui".

Moradora numa fazenda próxima na região do batizado Carla Cardoso diz que o "batismo é cultura e muita crença no nosso Senhorzinho.  Sei bem o que é isso meus pais me ensinaram e hoje passo para meus filhos  é muito lindo parabéns que sempre exista momentos assim em nossas vidas."

Leia Também

LUTO NA EDUCAÇÃO: Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola LUTO NA EDUCAÇÃO
LUTO NA EDUCAÇÃO: Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola
Prefeito e deputado discutem o lançamento de cursos de qualificação de idiomas aos guias de turismo BONITO NA CAPITAL DE MS
Prefeito e deputado discutem o lançamento de cursos de qualificação de idiomas aos guias de turismo
Rede Estadual de Ensino de MS segue com pré-matrículas abertas até o início de janeiro VOLTA ÀS AULAS
Rede Estadual de Ensino de MS segue com pré-matrículas abertas até o início de janeiro
Encontro Internacional de Observação de Aves em Bonito reforça referência de MS no segmento BONITO - EVENTO
Encontro Internacional de Observação de Aves em Bonito reforça referência de MS no segmento
UEMS de Jardim faz o primeiro Tribunal do Júri Simulado realizado pelo Curso de Direito UEMS DE JARDIM
UEMS de Jardim faz o primeiro Tribunal do Júri Simulado realizado pelo Curso de Direito
Prefeitura licita empresa para construção de quadra coberta na escola rural no Águas do Miranda BONITO - DISTRITO ÁGUAS DO MIRANDA
Prefeitura licita empresa para construção de quadra coberta na escola rural no Águas do Miranda
Dira Paes impressiona com boa forma durante banho de cachoeira meio à natureza em Bonito BOA FORMA AOS 54 ANOS
Dira Paes impressiona com boa forma durante banho de cachoeira meio à natureza em Bonito
O futuro brilhante começa com a escolha certa. Seja Funlec! Educação
O futuro brilhante começa com a escolha certa. Seja Funlec!
Lançamento! HJ Funlec Bonito esta com vagas de tempo integral na Ed. Infantil estagio 2.
Educação
Lançamento! HJ Funlec Bonito esta com vagas de tempo integral na Ed. Infantil estagio 2.
Festival de cinema leva produções de alta qualidade a Bonito (MS) BONITO - MS - CINEMA
Festival de cinema leva produções de alta qualidade a Bonito (MS)
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.