Menu
BANNER ANNA
quarta, 3 de junho de 2020
Busca
POLONIO IMÓVEIS
BONITO - MS - DENGUE

BONITO: Com 516 casos de dengue em 2020, Vigilância destaca importância de manter terrenos limpos

BONITO: Com 516 casos de dengue em 2020, Vigilância destaca importância de manter terrenos limpos

22 Mai 2020 - 17h50Por BONITO INFORMA COM ASSESSORIA

O município de Bonito já registrou 662 notificações de dengue entre janeiro e maio deste ano, sendo 516 positivas. Em Mato Grosso do Sul, 34 pessoas já morreram pela doença e mais de 58 mil casos foram notificados. Os dados são alarmantes e para a Vigilância Sanitária de Bonito, precisa servir de alerta para a população.

José Estevam, agente da Vigilância, responsável pela fiscalização dos terrenos no município, destaca que a pandemia do coronavírus tirou o foco das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. "Lembrando que não é só a dengue, mas também Zika e Chikungunya", ressaltou.

O agente explica que os descuidos não acontecem apenas nas casas, mas principalmente com os terrenos baldios. "Tem muito terreno sujo na cidade e os proprietários precisam lembrar que a obrigação de mantê-los limpos é de cada um. Terreno sujo atrai lixo, vira foco do mosquito da dengue e abrigo para animais peçonhentos, ou seja, é um risco a saúde pública", afirma José Estevam.

É válido lembrar, que conforme a Lei 4.812, de 7 de janeiro de 2016, o proprietário que não realizar a limpeza de suas propriedades, pode ser multado em 200 Uferms (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul), o que corresponde a aproximadamente R$ 5,8 mil.

"O processo acontece da seguinte forma: primeiro notifica-se a pessoa via Correio. Após receber a notificação, ela tem 10 dias para realizar a limpeza do terreno ou imóvel. Caso não seja feita nesse prazo, será feito um auto de infração e será concedido ao proprietário mais 48 horas para limpar. Se mesmo assim isso não for feito, aí será aplicado a multa", detalha José Estavam.

Também segundo o agente, é importante destacar que um mesmo proprietário não será notificado duas vezes em relação ao mesmo local. "A notificação é feita uma única vez e a partir daí ele tem por obrigação manter o terreno limpo. Se a fiscalização encontrar o local sujo um segunda vez, o proprietário é imediatamente multado", finaliza.

Terreno após limpeza pela Vigilância Sanitária (Fotos: Vigilância Sanitária de Bonito)Terreno após limpeza pela Vigilância Sanitária (Fotos: Vigilância Sanitária de Bonito)

Deixe seu Comentário

Leia Também

BOLETIM COVID-19 NO MS CORONAVÍRUS NO MS
EXPLODIU: MS tem recorde com 156 novos casos em 24 horas, confira o boletim
COVID-19
Passou Campo Grande: Dourados registra novo recorde de casos de Covid-19 em 24 horas
Policial
Mulher dá entrada em hospital com facada no pescoço e criminoso é preso, em MS
TRÁFICO DE DROGAS
Homem flagrado transportando 5,2t de maconha é colocado em liberdade
COVID-19
Número de casos confirmados de Covid-19 sobe para 48, em Bonito
Sorteio
Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 45 milhões nesta quarta-feira
ACIDENTE
Caminhão boiadeiro tomba em rotatória e deixa animais mortos
FRIO
Frio continua nesta quarta-feira, com previsão de geadas e mínima de 12°C, em Bonito
GUIA LOPES - BOLETIM COVID-19
Guia Lopes fecha 24h com 230 casos com 109 recuperados, confira o boletim
Em mais uma sessão remota, Mesa Diretora apresentou projetos que reconhecem calamidade pública GUIA LOPES E MAIS 03 CIDADES
Guia Lopes e mais 03 municípios podem ter estado de calamidade pública decretado