Foi publicado na última quinta-feira (20) Edital de chamamento público voltado para Organizações da Sociedade Civil (OSCs) do Estado, com o objetivo de selecionar proposta para o desenvolvimento e implementação de uma plataforma de inteligência turística com base em “Big Data” (grande volume de dados coletados de forma on-line).
Segundo o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FundturMS), Bruno Wendling, a plataforma mostrará dados importantes para o monitoramento da atividade turística. “É uma ferramenta fundamental, pois vai nos dar condições de tomar melhores decisões e até prever alguns cenários futuros. O conjunto de dados e informações por meio de um sistema de inteligência turística vai nos permitir traçar estratégias ainda mais assertivas de promoção, de apoio à comercialização e de ações voltadas para o mercado. Com certeza vai instrumentalizar muito mais o Observatório do Turismo”.
A plataforma permitirá monitorar toda a complexidade da atividade turística sul-mato-grossense, a partir da análise de dados e comportamento online dos usuários, durante todo o processo da viagem (seleção do destino e compra, realização da viagem e pós viagem) e compartilhamento, a partir de informações de perfil e comportamento do turista, movimentação aérea, hotelaria, gastos e rastros digitais.
ObservaturMS com Big Data
O Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul (ObservaturMS), implementado em 2017 pela FundturMS, se configura uma importante ferramenta de gestão para o turismo sul-mato-grossense. No entanto, a inovação aumenta a competitividade e, na fase de elaboração de estratégias e definição de prioridades, as informações atualizadas auxiliam na tomada de decisões.
“A implementação da plataforma será um passo muito importante para o ObservaturMS ao realizar as entregas com base em Big Data e será um complemento ao que já vem sendo executado. Porém não olharemos apenas os dados passados, mas passaremos a ver cenários futuros incentivando sobremaneira novos negócios e investimentos no setor”, explica a Dra. Danielle Cardoso de Moura, gerente do ObservaturMS.
Entrega das propostas
As propostas deverão ser entregues em envelope lacrado na sede da Fundação de Turismo de MS e o prazo limite é dia 21 de fevereiro de 2022, às 17h. Informações sobre documentação, forma e local de apresentação da proposta, processo de seleção, cronograma, entre outras, estão disponíveis no site www.turismo.ms.gov.br/editais-e-convenios.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Mais do que só ver peixes, visitante ganha conhecimento sobre biomas de MS e do mundo

Bonito recebe teatro gratuito na Praça da Liberdade neste sábado

Inspira Ecoturismo: Fundtur participa de evento internacional em Bonito para discutir o segmento

BONITO: Depois de 29 anos, Rali de Bonito volta ao Rio Formoso e emociona canoístas, CONFIRA

Mulheres são campeãs do Festival de Pesca de Águas do Miranda em Bonito (MS)

Festival de Pesca Esportiva coloca Águas do Miranda no calendário turístico de Bonito

PROGRAMAÇÃO: Fim de semana tem Rali de Canoagem em Bonito

BONITO a todo vapor: Com 02 feriados prolongados, cidade registra o melhor mês de abril em 08 anos

Bonito e mais 45 cidades em alerta para ventos e chuva com granizo, mínima de até 11ºC
