Menu
domingo, 25 de julho de 2021
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO JUNHO

Avistar MS 2013 promove observação de pássaros em Campo Grande

19 Set 2013 - 14h30Por Notícias.MS

Apreciadores da natureza, fotógrafos e observadores de aves, professores, estudantes de todos os níveis escolares, profissionais do turismo e atuantes na área de meio ambiente já podem marcar na agenda para um encontro na Capital.

O Avistar MS 2013, que é promovido por uma coordenação colaborativa entre Avistar Brasil, Instituto Mamede, Photo In Natura, Convention Bureau, Sindicado de Guias de Turismo do MS e COA – Clube de Observadores de Aves, será realizado de 4 a 6 de outubro, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande.

Diversas atividades serão desenvolvidas durante o evento, em ambiente interno (auditório) e externo (ao ar livre), com palestras, oficinas, minicursos, mesas-redondas, paneis de apresentação, exposição e concurso de fotografias, contação de estórias, lançamento e exposição de livros, exposição de arte e atrações culturais (música, teatro, dança), tudo com foco na diversidade de aves do Mato Grosso do Sul.

De acordo com Simone Mamede, do Instituto Mamede, quase 300 aves já foram catalogadas nas áreas verdes de Campo Grande. Ela explica que o objetivo geral do Avistar MS 2013 é difundir e popularizar a prática da observação de aves no Estado em valorização à rica diversidade do cerrado e Pantanal.

Simone explica que o COA promove constantemente encontros para observar aves. O próximo está marcado para o dia 7 de setembro, na Lagoa Nova, que fica na saída para Rochedinho. São quase 40 quilômetros de ida e volta. “As observações podem ser feitas por qualquer pessoa que gosta de aves e quem não tiver binóculo, por exemplo, nós compartilhamos os nossos”, ressalta Simone.

Observação no MS – Para quem visita o Pantanal sul-mato-grossense, os passeios para observação de pássaros é uma das atividades mais gratificantes. Mais de 650 espécies de pássaros vivem nesse paraíso único - é mais do que todas as espécies existentes em toda a Europa.

Para se ter uma ideia, a partir de março de cada ano cerca de 120 espécies são migratórias e vem para se reproduzir e cada ano novas espécies são descobertas pelos ornitólogos.

O melhor exemplo conhecido são os tucanos e as araras azuis, os tuiuiús que é o símbolo do Pantanal. O prazer de ouvir os mais belos sons dos pássaros

Parque Nacional da Serra da Bodoquena - Localizado nos municípios de Jardim, Bonito, Bodoquena e Porto Murtinho - também é considerado um dos lugares mais indicados para o turismo de observação de aves, principalmente de espécies raras. Por ter mistura de ambiente, a Serra da Bodoquena tem um papel importante: um refúgio até para aves migratórias e patos selvagens, por exemplo.

Tamanha diversidade no Parque Nacional levou o Instituto Chico Mendes (ICMBio) a estudar a possibilidade de transformar áreas na unidade de conservação em centros de observação de aves.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Prefeitura de Bonito BONITO - MS - VANDALISMO NA PRAÇA
Vandalismo na Praça desperta indignação e prefeitura desenvolverá ações de fiscalização em Bonito
Mulheres forma mortas a tiros e motivação pode ser religiosa. (Foto: Ponta Porã News) CRIME EM MS
Mãe e menina de 11 anos são mortas durante atentado em MS
HORÁRIO DE VERÃO
HORÁRIO DE VERÃO: Setores fazem pressão para voltar após dois anos de extinção
Partes do carro ficaram jogadas na rodovia - Crédito: Gustavo Porto/EPTV ACIDENTE FATAL
Família em carro com placas de MS morre em grave acidente no interior de SP
FOI MULTADO?
Você foi multado? Saiba que pode ter até 40% de desconto no pagamento pelo Aplicativo, VEJA
MS CONTRATA AÇÕES DO GOVERNO DE MS
MS Contrata + abre pré-cadastro para programa de Microcrédito com juro zero
Foto: Mycchel Legnaghi - São Joaquim online FRIO INTENSO
Maior frio do ano? Temperaturas negativas, geada e até neve!
FOTO: NOTÍCIAS E CONCURSOS BOLSA FAMÍLIA 2021
Novo Bolsa Família de R$ 300 pode ser financiado; veja como
MACONHA BOI MACONHA
BOI MACONHA: Mais de 02 toneladas de maconha é apreendido em caminhão boiadeiro
HEMOSUL HEMOSUL
VAMOS DOAR: Hemosul Coordenador abre neste sábado das 7h às 17h para repor estoques de sangue