Menu
segunda, 25 de outubro de 2021
Busca
BONITO ÁGUAS GREEN WEEK
JARDIM E GUIA LOPES DA LAGUNA

Assoreamento no Rio Miranda preocupa população de JARDIM e GUIA LOPES

Rio Miranda um dos principais rios do Mato Grosso do Sul, também é um dos principais afluentes

30 Nov 2016 - 20h53Por ZDKNEWS

Rio Miranda um dos principais rios do Mato Grosso do Sul, também é um dos principais afluentes do Rio Paraguai, rio esse que abastece com suas águas várias cidades como Jardim, Guia Lopes, Miranda, que abriga muitas espécies de peixes, agora vem preocupando aqueles que se utilizam dele para sobreviver.

O rio é formado no encontro do Córrego Fundo com o Rio Roncador, nos limites dos municípios de Jardim e Ponta Porã, a uma altitude de 320 metros acima do nível do mar e percorre uma distancia estimada em 490 km, quando se encontram ele recebe o nome de Rio Miranda onde ganha velocidade e sua largura aumenta.
A importância desse rio é representada pela bacia hidrográfica que leva seu nome, os municípios inseridos na bacia hidrográfica do rio Miranda são:
 

Anastácio, Aquidauana, Bandeirantes, Bodoquena, Bonito, Campo Grande,
Corguinho, Corumbá, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jaraguari,
Jardim, Maracaju, Miranda, Nioaque, Ponta Porã, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Terenos.
 
O rio divide os municípios de Jardim e Guia Lopes da Laguna, sobre ele existe uma ponte, que é conhecida como “Ponte Velha” ponte essa que começou a ser construída no ano de 1939, com a chegada dos militares, construída para a passagem da rodovia que liga o restante do estado às cidades de Porto Murtinho e Bela Vista.
 
Nessa ponte, pessoas com mais coragem se aventuravam em pular de uma altura de aproximadamente 10 metros, que barcos de pesca passavam com seus motores, nesse mesmo lugar havia vários poços, com profundidade que chegava a 8m, tudo isso ocorria há pouco tempo, coisas de 20 anos atrás.
Já hoje, a população dessa região vê com grande preocupação a transformação que o Rio Miranda vem passando, a navegação em alguns trechos é quase impossível por ser raso, há lugares que a profundidade chegava a 6 m, atualmente não passa de 1,5 m.
 
O assoreamento é a principal ameaça que o Rio Miranda vem enfrentando, moradores e turistas que passam pelas pontes podem observar o elevado número de banco de areia que se formou no meio do rio, sua profundidade que quase não existe, não podemos esquecer que existem outros fatores que também contribuem para a poluição dos rios, como o esgoto, e plásticos trazidos pelas cidades, lixo que o próprio cidadão joga nas ruas e acaba chegando aos afluentes e consequentemente aos rios.
 
Um dos seus principais afluentes, o Rio Santo Antônio, é um dos maiores colaboradores, trazendo suas águas e peixes, esse mesmo rio sofre com avassalador assoreamento, que na grande parte causado pelo desaparecimento das matas ciliares. (conforme em imagem em anexo)
No encontro desses dois rios próximo a Ponte Velha, o Rio Santo Antônio a profundidade não passa de 80 cm, água bate na canela das pessoas.
 
De acordo com o fazendeiro João Carlos, “o respeito ao rio em minha propriedade é enorme, tenho aproximadamente 500m de mata ciliar, pois sei que sem o rio, posso perder muito mais” finalizou já o morador de Jardim Ricardo acredita que apenas os fazendeiros da cidade que preservam as matas ciliares, pois eles sabem da importância do rio para a sociedade” os fazendeiros que moram em outras localidades não estão nem ai para o rio, se deixarem eles desmatam até na beira” completou.
 
Vale lembrar que no ano de 2015 os Rios Miranda e Santo Antônio, foram contaminados por sedimentos, que alteraram a cor de suas águas, deixando com a coloração avermelhada, prejudicando e interrompendo o abastecimento de água nas cidades de Jardim e Guia Lopes, a contaminação ocorreu por causa de um afluente que foi contaminado decorrente de atividades agrícolas. (imagem2)
Há um ditado em Jardim que diz “quem bebe a água do Rio Miranda, nunca se esquece de Jardim”.
Será que os filhos dos meus filhos vão beber dessa água?

Por: Zadrik Mendonça

Deixe seu Comentário

Leia Também

Bonito - Foto: Filipi Brites  Ascom
BONITO está há 07 dias sem registrar novos casos de Coronavírus
AÇÕES DO GOVERNO DE BONITO
BONITO: Parceria entre município e Fazenda U6 garante reforma da ponte sobre o Rio Ramada
Carro onde a vítima estava quando foi surpreendida pelo ex-marido ficou cheio de sangue. (Foto: Divulgação/Polícia Civil) FEMINICÍDIO
FEMINICÍDIO: Atingida por 4 tiros disparados pelo ex-marido, mulher não resistiu e morreu
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
JBS oferece mais de 80 vagas de emprego esta semana, confira como fazer
PLANTÃO POLICIAL BONITO - ACIDENTE FATAL
Colisão entre motos acaba com jovem de 22 anos morto em Bonito (MS)
Texto e foto: Elaine Paes, SAD LEILÃO ONLINE
Interessados em participar de leilão de maquinários já podem apresentar os lances pela internet
Raquel dos Passos - Fundação de Turismo de MS TURISMO - A RETOMADA
Fundação de Turismo participa de ação promocional nos principais mercados emissores da Europa
COMUNICADO BONITO - MS - COMUNICADO
Comunicado: prefeitura informa horário de expediente nesta segunda-feira em Bonito (MS)
Mulher morreu e marido sobreviveu a acidente - Crédito: Jornal Tribuna Livre TRAGÁDIA NAS ESTRADAS
Mulher morre após perder direção de carro e bater em árvore em MS
Fotos: Divulgação e Moisés Silva AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Estrada Viva: projeto contará com manual de diretrizes para as obras do Governo do Estado