Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
AROEIRA 02
LUTO EM MS

Aos 85 anos, morre Delinha, a 'Dama do Rasqueado'

16 Jun 2022 - 11h25Por CAMO GRANDE NEWS

Delanira Pereira Gonçalves, a cantora Delinha, de 85 anos, morreu em Campo Grande, de acordo com informações do filho João Paulo Pompeo. A artista foi vítima de uma pneumonia, ficou internada por onze dias até receber alta no dia 25 de maio e se recuperava em casa.

“Quero comunicar o falecimento da minha mãe, está com Deus Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”, publicou o filho nas redes sociais.

Grande cantora, Delinha ficou conhecida carinhosamente como a "Dama do Rasqueado" pelo talento nos palcos que arrastava multidões para os bailes. A chamamezeira nasceu em Vista Alegre, distrito de Maracaju, em 7 de setembro de 1936.

Mudou-se com os pais para Campo Grande quando tinha 8 anos de idade e foi morar na então casinha de madeira, no Bairro Amambaí, onde viveu até seus últimos dias.


Delinha se dedicou mais de 8 décadas à música. Sorriso de Delinha ao ser ver nas telas do cinema. (Foto: Arquivo Campo Grande News / Fernando Antunes)Delinha se dedicou mais de 8 décadas à música. Sorriso de Delinha ao ser ver nas telas do cinema. (Foto: Arquivo Campo Grande News / Fernando Antunes)
Pequenininha, cantava “A Jardineira”, música de Orlando Silva, o que levou sua mãe a colocar no coral da Igreja Perpétuo Socorro, na qual ela cantou até depois de noiva. Em 1968, perdera o pai e dezoito anos depois a mãe, vítima de câncer.

Por causa da música, conheceu Délio, seu companheiro em mais de 50 anos de carreira. Os dois se casaram em 1958 e ficaram conhecidos como o “casal de onças do Mato Grosso”. A dupla gravou 19 LP's, 2 Compactos, 14 78 rotação, 4 CD's e 2 DVD's; são a dupla e os artistas sul-mato-grossenses com a maior discografia da história do Estado com 32 títulos.

Os dois chegaram a morar 8 anos em São Paulo, na intenção de fazer sucesso nas rádios e programas de televisão da época. Voltaram para Campo Grande consolidados e aqui permaneceram.

Foram 25 anos casados até o divórcio. Depois da separação, Delinha ficou um tempo sem produzir música até que em 1978 voltou a se reunir com Délio quando foram convidados para cantar em show no Círculo Militar. Mas foi em 1993 que a dupla voltou de verdade para os palcos, motivada pelos admiradores da música e fãs. Cantaram juntos até 2010, ano do falecimento de Délio.


Delinha durante entrevista ao Lado B em 2014, no dia do seu aniversário. (Foto: Arquivo Campo Grande News/Marcos Ermínio)Delinha durante entrevista ao Lado B em 2014, no dia do seu aniversário. (Foto: Arquivo Campo Grande News/Marcos Ermínio)
 Delinha perdeu dois maridos, Délio em 2010 vítima de câncer e Jairo Barbosa em 2012 após complicações de hipertensão. Ela foi casada com Jairo durante 32 anos após separação com Délio.

Após o luto, Delinha seguiu carreira solo. Filha única, na casinha de madeira onde foi criada e com a mesa onde aprendeu as primeiras letras do alfabeto, seguiu recebendo amigos, músicos e cantando.

Em 2014, no aniversário de 78 anos, Delinha recebeu a equipe do Lado B pela primeira vez na residência que ouviu o “Sol e a Lua" muitas vezes. Naquele tempo a casa já era recheada de muitas histórias, lembranças de shows, discos, troféus e as saias rodadas, mais de 200 para a cantora escolher em suas apresentações. O mais importante era o altar de nossa senhora. Religiosa, Delinha rezava todas as noites.


Delinha durante lançamento do documentário 'A Dama do Rasqueado', em 2016. (Foto: Arquivo Campo Grande News/Alcides Neto)Delinha durante lançamento do documentário 'A Dama do Rasqueado', em 2016. (Foto: Arquivo Campo Grande News/Alcides Neto)
Quando completou 80 anos, em 2016, Delinha virou estrela de um documentário sul-mato-grossense: “A Dama do Rasqueado”, da cineasta Marinete Pinheiro. No ano seguinte, o filme foi vencedor da Mostra Nacional do Sesc e rodou o País com exibições gratuitas.

Em 2020, quando a pandemia da covid-19 exigiu isolamento, a voz da Dama do Raqueado só chegou ao seus fãs por meio de live e um pen drive com mais de 300 músicas. Foi a chance que a cantora teve de animar seus fãs com canções que marcaram a época e sem sair de casa.

Meses depois, quando artistas foram para a internet se apresentar em lives, Delinha teve sua apresentação transmitida pelo Campo Grande News a 56 mil pessoas.

Naquele mesmo ano, ainda de máscara e seguindo o distanciamento, Delinha concedeu uma entrevista pra lá de divertida ao Lado B falando sobre o cigarro e a “marvada” [bebida]. Na ocasião, a frase “envergo mas não quebro” ficou marcada e o desejo era chegar, pelo menos, aos 100 anos.


Delinha durante entrevista ao Campo Grande News na pandemia, em 2020. (Foto: Arquivo Campo Grande News / Kísie Ainoã)Delinha durante entrevista ao Campo Grande News na pandemia, em 2020. (Foto: Arquivo Campo Grande News / Kísie Ainoã)

Delinha em entrevista ao Campo Grande News, na véspera do Réveillon 2021. (Foto: Arquivo Campo Grande News / Paulo Francis)Delinha em entrevista ao Campo Grande News, na véspera do Réveillon 2021. (Foto: Arquivo Campo Grande News / Paulo Francis)

Sorridente e se despedindo da equipe do Lado B, na véspera do Réveillon 2021. (Foto: Arquivo Campo Grande News / Paulo Francis)Sorridente e se despedindo da equipe do Lado B, na véspera do Réveillon 2021. (Foto: Arquivo Campo Grande News / Paulo Francis) - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Leia Também

Empresário que morreu em acidente na BR-060 será velado na Câmara Municipal de Jardim LUTO
Empresário que morreu em acidente na BR-060 será velado na Câmara Municipal de Jardim
Já sentiu algum desses sintomas? Pode ser falta de vitamina B12! Saúde
Já sentiu algum desses sintomas? Pode ser falta de vitamina B12!
LUTO NA EDUCAÇÃO: Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola LUTO NA EDUCAÇÃO
LUTO NA EDUCAÇÃO: Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola
Após ventania e chuva, temperatura em Bonito MS, cai 7Cº na tarde desta quinta feira (21) VEJA Previsão do Tempo
Após ventania e chuva, temperatura em Bonito MS, cai 7Cº na tarde desta quinta feira (21) VEJA
Sabia que bebida alcoólica pode alterar resultados de exames? Laboratório Bonito Saúde
Sabia que bebida alcoólica pode alterar resultados de exames? Laboratório Bonito
Um dia especial para as mulheres no Laboratório Bonito Dia Internacional da Mulher
Um dia especial para as mulheres no Laboratório Bonito
Comunicado importante para este sábado dia 02/03/2024 Laboratório Bonito
Comunicado importante para este sábado dia 02/03/2024
Cassems realiza  Encontros Regionais em Aquidauana e Jardim nos dias 27 e 28 de fevereiro CASSEMS - ENCONTRO
Cassems realiza Encontros Regionais em Aquidauana e Jardim nos dias 27 e 28 de fevereiro
Bodoquena recebe novas obras de educação e saneamento para melhorar vida dos moradores AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Bodoquena recebe novas obras de educação e saneamento para melhorar vida dos moradores
Doação de sangue é gesto de amor ao próximo que pode salvar até 04 vidas, veja como doar DOE SANGUE - DOE VIDA
Doação de sangue é gesto de amor ao próximo que pode salvar até 04 vidas, veja como doar
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.