Quase 100 mil empresários brasileiros inscreveram seus negócios na edição 2010 do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil), realizado pelo Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Eles tiveram que relatar seus métodos de gestão, respondendo a um questionário de autoavaliação do empreendimento, e passar pelo crivo de especialistas em qualidade empresarial, que selecionaram as melhores práticas em cada estado.
Passada a fase estadual da premiação, que elegeu 170 empresas no ano passado, um comitê de avaliadores escolheu as finalistas para disputarem o prêmio nacional. Das 38 selecionadas no País, duas são de Mato Grosso do Sul: a Agência Ar, da cidade de Bonito, e a escola de idiomas CCAA - unidade Joaquim Murtinho, de Campo Grande, que concorrem nas categorias Serviços de Turismo e Serviços de Educação, respectivamente.
“Esta é a primeira vez em todas as edições que duas empresas de Mato Grosso do Sul concorrem à fase final”, afirma o gestor estadual do Prêmio, Assis Luiz de Souza. Para o diretor presidente da Agência Ar, Alex Furtado, este é o reconhecimento de um trabalho de seis anos, que alia gestão e responsabilidade sócio-ambiental. “Reafirma a qualidade dos produtos que oferecemos. A empresa tem que obter lucro com boas práticas, hoje em dia ninguém mais ganha mercado se for de outra maneira”, avalia.
A agência, que vende destinos turísticos com foco em Bonito e no Pantanal, conseguiu no ano passado duas certificações: a ISO 9001 - Qualidade e a ISO 14001, direcionada à Gestão Compromissada com o Meio Ambiente. “Somos a única do setor no Brasil a ter estes certificados”, diz. E ele comenta outros diferenciais: “Nossa maneira de vender é inovadora. Desde que abrimos, há seis anos, a empresa nunca fechou, fazemos atendimento 24 horas”, conta.
No site da empresa, o relato do cliente Fabio Gromatzky, de São Paulo, confirma a fala do empresário. “Fiquei muito satisfeito com a escolha da agência. Só para se ter uma ideia, consegui retirar um dos meus vouchers para um passeio às 2 horas, em plena madrugada de Reveillon. Isso beirou o surreal!”, diz Fabio.
Também finalista nacional do MPE Brasil, a unidade Joaquim Murtinho, da escola de idiomas CCAA, em Campo Grande, é prova de que o sucesso de uma franquia – esta tem mais de 800 filiais brasileiras - vai além da marca; depende muito da gestão do negócio. “O franqueado carrega uma bandeira, mas o diferencial quem faz é o administrador. Tem que avaliar o mercado constantemente e medir os níveis de satisfação do cliente”, expõe o empresário Thomas Malby Croston Horton.
Há 20 anos trabalhando na área de educação, Thomas tem a seu favor a experiência como funcionário numa das franquias do CCAA na cidade. “Comecei como cinegrafista, passei para a secretaria, o setor de informática, cheguei a ser gerente administrativo e depois decidi abrir minha própria empresa”, lembra. Hoje, ao lado da esposa Márcia, comanda há 11 anos a franquia com 21 funcionários. “O ramo não aceita amadorismo, fizemos um planejamento estratégico e seguimos à risca”, completa.
A cerimônia de premiação nacional acontece no Centro de Convenções e Eventos Brasil 21, em Brasília. Mais informações: www.mbc.org.br/mpe/
Leia Também

Homem esquece chave, tenta entrar pela janela e morre preso nas grades

Governo de MS disponibiliza Painel de Brucelose para fortalecer vigilância integrada em MS

Mostra em saúde pública aborda trajetórias de cuidados no SUS com ênfase no vício em jogos

Mato Grosso do Sul registra queda em roubos e furtos no primeiro semestre de 2025

MS reforça compromisso com o turismo de observação de aves na Global Birdfair 2025

Mulher cai em golpe ao tentar contratar carona para levar mãe a consulta médica

Aeroporto de Bonito-MS se consolida como porta de entrada para o ecoturismo no Brasil

Corpo de Bombeiros convoca candidatos para teste de aptidão física

Semana Intensiva de Treinamento define seleção de Mato Grosso do Sul para os Jogos da Juventude
