Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
VOO DAS GARÇAS
BONITO - MS - NO GABINETE

ABH entrega protocolo de Biossegurança e destaca intenção de abrir somente em julho em Bonito (MS)

ABH entrega protocolo de Biossegurança e destaca intenção de abrir somente em julho em Bonito (MS)

25 Mai 2020 - 12h15Por BONITO INFORMA COM ASSESSORIA

A presidente da Associação Bonitense de Hotelaria (ABH), Gitane Klain, acompanhada do gerente da Unidade Executiva Sesc Bonito, Gabriel Calderon, entregou o projeto final do Protocolo de Biosegurança ao prefeito Odilson Arruda Soares na manhã desta segunda-feira (25) e destacou que a maioria dos 23 associados, já sinalizou a abertura somente para julho.

Conforme Gitane foi formado um grupo dentro da ABH, que abrange desde hoteis de pequeno porte até resorts, onde foi trabalhado o protocolo de reabertura. "Esse protocolo foi analisado pelo SESI, onde fazem parte do comitê dois sanitaristas e um médico do trabalho. Ele foi finalizado e hoje entregamos ao município para que ele possa analisar. Aprovando esse protocolo, nossa intenção é que o hoteleiro tenha um tempo para poder adquirir os EPIs (Equipamento de Proteção Individual) necessários, dar o treinamento para equipe, porque nossa preocupação é de que abra o turismo com segurança, tanto do trabalhador, como da população e dos visitantes e que seja viável para o empresário, afirma.

O secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Augusto Mariano, também destacou que, apesar da ABH ter apenas 23 associados, enquanto o município possui mais de 90 hoteis, pousadas e empreendimentos do tipo, a medida valerá para todos. "Esse documento foi feito de forma de muita clara, com toda assessoria do SESI e do SEBRAE e vai servir para todos. Embora sejam 23 associados, em um universo quantitativo de investimentos, de número de empregos gerados, de recolhimento de tributos, esses 23 são a grande maioria", detalha.

Ainda segundo o secretário, o documento será analisado pela Administração, juntamente com a equipe da Vigilância Sanitária e após aprovado, será implantado e terá que ser seguido por todos os segmentos dos meios de hospedagem do município.

O representante do SESI Bonito, por sua vez, destacou que o protocolo foi pensando em todos, desde as pequenas pousadas, até as grandes cadeias de hotéis. "Então por exemplo, destacamos o uso de EPIs, descrevemos exatamente quais o trabalhador tem que usar, o mínimo para poder se proteger; quais são as medidas que eles terao que tomar quando receberem o turista, o que tem que detectar, quais são os pontos que vamos precisar ficar muito atentos nessas visitas de turistas, para assim que surgir uma anomalia, algo diferente, uma contaminação, já tenha um protocolo de como agir. Então ele ficou muito completo, sempre pensado em todo mundo", explica Gabriel.

Outras medidas que o documento detalha, segundo Gitane, são em relação a capacidade de lotação dos estabelecimentos, tempo de descanso dos apartamentos e medidas de higienização/lavagem de roupas de cama e utensílios.

“Nós já sabemos do impacto desse fechamento na economia do município, principalmente no setor do turismo. Então é necessário criar formas e mecanismos que possibilitem a retomada, sem expor a comunidade”

Para o prefeito, o documento é uma forma de o município compartilhar as responsabilidades com o empresariado, permitindo assim a retomada da economia de forma segura.

O documento está sendo analisado e assim que aprovado, será amplamente divulgado e disponibilizado em todas as plataformas do Executivo Municipal e será de uso público, para que todos os empresários, tanto de Bonito, quanto de qualquer lugar do país e do mundo possam ter acesso.

Leia Também

Circuito Gastronômico é um marco de referência para os sabores do Cerrado gastronomia
Circuito Gastronômico é um marco de referência para os sabores do Cerrado
Programa de ensino técnico e emprego destinado para mulheres está com inscrições abertas Até 1° de Maio
Programa de ensino técnico e emprego destinado para mulheres está com inscrições abertas
Morre homem atropelado por caminhão em Mato Grosso do Sul Acidente fatal
Morre homem atropelado por caminhão em Mato Grosso do Sul
Boletim de saúde: MS já tem 6,5 mil casos de dengue confirmados neste ano Dengue
Boletim de saúde: MS já tem 6,5 mil casos de dengue confirmados neste ano
Prefeitura entrega primeira unidade habitacional do programa Moradia de Área de Risco em Bonito Investimento
Prefeitura entrega primeira unidade habitacional do programa Moradia de Área de Risco em Bonito
Tendo Danilinho, ex-Flu, como reforço, Juventus de Bonito, quer fazer "bonito" em campeonato. COPA BRASÍLIA AMARELA DE FUTEBOL AMADOR
Tendo Danilinho, ex-Flu, como reforço, Juventus de Bonito, quer fazer "bonito" em campeonato.
Assassino de garota de programa cita bíblia e diz que a matou por ser 'impura' Interrogatório
Assassino de garota de programa cita bíblia e diz que a matou por ser 'impura'
Em Bonito: audiência pública apresenta o primeiro Plano Municipal de Cultura Evento Importante
Em Bonito: audiência pública apresenta o primeiro Plano Municipal de Cultura
Evento
SEMA realiza atividade sobre povos originários e mandioca com alunos da Rede Municipal de Ensino
Veículos de transporte escolar passam por vistoria em Bonito Segurança
Veículos de transporte escolar passam por vistoria em Bonito
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.