Folha.com | 1 de mar�o de 2011 - 10:55

Na disputa com C13, Globo vai ao Inter, que já admite sair

Lucas Uebe/Divulgação

Está definido o próximo alvo da Globo Esporte na disputa que trava com o Clube dos 13 pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro a partir de 2012.

Executivos da emissora vão nesta semana a Porto Alegre para encontro com dirigentes do Internacional.

O clube gaúcho é um dos pilares da associação, ao lado de São Paulo, Atlético-MG, Atlético-PR e Bahia.

Já anunciaram que pretendem negociar sem a interferência da entidade Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Grêmio, Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo. Palmeiras e Santos vão oficializar hoje essa posição.

Todos esses clubes já deram demonstrações de que preferem fechar com a Globo.

Oficialmente, o Inter afirma que "defende a negociação coletiva dos contratos de direitos de TV", como disse o vice-presidente executivo do clube, Aod Cunha. Mas, internamente, é grande a pressão para que o Inter siga o caminho do Grêmio e dos demais dissidentes.

O clube vai esperar a reunião de hoje entre Fábio Koff, Ataíde Gil Guerreiro (presidente e diretor-executivo do C13) com a cúpula do Cade.

Se a autarquia vinculada ao Ministério da Justiça permitir que os clubes negociem diretamente com as emissoras, então o Inter deverá deixar o C13. Até lá, vai manter o discurso de apoio a Koff.

Na semana passada, houve um levante contra a associação, que negocia os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro.

A entidade publicou edital no qual exige o valor mínimo de R$ 500 milhões por ano para o triênio 2012-2014.

As propostas devem ser apresentadas em envelopes fechados. Rede TV! e Record se mostraram interessadas na concorrência.

A Globo criticou o edital e afirmou, por meio de nota, que não participaria da concorrência. Koff acusou a emissora e o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, de estarem por trás do movimento que levou ao racha.

Marcelo Campos Pinto, principal executivo da Globo Esportes, e Teixeira, afirmaram que vão processar Koff pelas acusações.