A Crítica de Campo Grande | 19 de mar�o de 2011 - 10:08

Agência Ar, de Bonito, está na disputa nacional do Prêmio MPE Brasil

Quase 100 mil empresários brasileiros inscreveram seus negócios na edição 2010 do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil), realizado pelo Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Eles tiveram que relatar seus métodos de gestão, respondendo a um questionário de autoavaliação do empreendimento, e passar pelo crivo de especialistas em qualidade empresarial, que selecionaram as melhores práticas em cada estado.

 
Passada a fase estadual da premiação, que elegeu 170 empresas no ano passado, um comitê de avaliadores escolheu as finalistas para disputarem o prêmio nacional. Das 38 selecionadas no País, duas são de Mato Grosso do Sul: a Agência Ar, da cidade de Bonito, e a escola de idiomas CCAA - unidade Joaquim Murtinho, de Campo Grande, que concorrem nas categorias Serviços de Turismo e Serviços de Educação, respectivamente.

A cerimônia de entrega do prêmio nacional será no dia 22 de março, às 19h30, em Brasília, com a participação de empresários de 15 estados. Será premiada uma empresa por categoria (agronegócio, comércio, indústria, serviços de educação, serviços de saúde, serviços de tecnologia de informação, serviços de turismo e serviços em geral), além do destaque “Boas Práticas de Responsabilidade Social”.
 
“Esta é a primeira vez em todas as edições que duas empresas de Mato Grosso do Sul concorrem à fase final”, afirma o gestor estadual do Prêmio, Assis Luiz de Souza. Para o diretor presidente da Agência Ar, Alex Furtado, este é o reconhecimento de um trabalho de seis anos, que alia gestão e responsabilidade sócio-ambiental. “Reafirma a qualidade dos produtos que oferecemos. A empresa tem que obter lucro com boas práticas, hoje em dia ninguém mais ganha mercado se for de outra maneira”, avalia.
 
A agência, que vende destinos turísticos com foco em Bonito e no Pantanal, conseguiu no ano passado duas certificações: a ISO 9001 - Qualidade e a ISO 14001, direcionada à Gestão Compromissada com o Meio Ambiente. “Somos a única do setor no Brasil a ter estes certificados”, diz. E ele comenta outros diferenciais: “Nossa maneira de vender é inovadora. Desde que abrimos, há seis anos, a empresa nunca fechou, fazemos atendimento 24 horas”, conta.
 
No site da empresa, o relato do cliente Fabio Gromatzky, de São Paulo, confirma a fala do empresário. “Fiquei muito satisfeito com a escolha da agência. Só para se ter uma ideia, consegui retirar um dos meus vouchers para um passeio às 2 horas, em plena madrugada de Reveillon. Isso beirou o surreal!”, diz Fabio.
 
Também finalista nacional do MPE Brasil, a unidade Joaquim Murtinho, da escola de idiomas CCAA, em Campo Grande, é prova de que o sucesso de uma franquia – esta tem mais de 800 filiais brasileiras - vai além da marca; depende muito da gestão do negócio. “O franqueado carrega uma bandeira, mas o diferencial quem faz é o administrador. Tem que avaliar o mercado constantemente e medir os níveis de satisfação do cliente”, expõe o empresário Thomas Malby Croston Horton.
 
Há 20 anos trabalhando na área de educação, Thomas tem a seu favor a experiência como funcionário numa das franquias do CCAA na cidade. “Comecei como cinegrafista, passei para a secretaria, o setor de informática, cheguei a ser gerente administrativo e depois decidi abrir minha própria empresa”, lembra. Hoje, ao lado da esposa Márcia, comanda há 11 anos a franquia com 21 funcionários. “O ramo não aceita amadorismo, fizemos um planejamento estratégico e seguimos à risca”, completa.
 
A cerimônia de premiação nacional acontece no Centro de Convenções e Eventos Brasil 21, em Brasília. Mais informações: www.mbc.org.br/mpe/