Luciana Garcia/ Assessoria | 14 de fevereiro de 2012 - 15:05 Bonito Saúde

Apoio e Incentivo ao aleitamento materno motivam ações de CMAM

Conforme informou a presidente do Comitê, Letícia Netto Herter, as ações são definidas a cada dois meses quando ocorrem as reuniões ordinárias.

Criado com a finalidade de funcionar como órgão de intermediação entre os diversos setores da sociedade e o governo na promoção e proteção ao aleitamento materno segundo recomenda a OMS, Organização Mundial da Saúde; o CMAM (Comitê Municipal de Aleitamento Materno) desenvolveu no último ano uma série de ações tendo em vista esse objetivo.

O foco da campanha é a conscientização de que até os 06 meses de idade, o aleitamento seja mantido exclusivamente com leite materno, sem chá, água, sucos, outros leites ou outros alimentos, e que ele sirva como complemento da alimentação até os 02 anos de idade.

Estão representados no Comitê membros das secretarias de Saúde, Educação, Turismo, Indústria e Comércio e Assistência Social, do Hospital Darci João Bigaton, Pastoral da Criança, Conselho Tutelar e Aceb.

Conforme informou a presidente do Comitê, Letícia Netto Herter, as ações são definidas a cada dois meses quando ocorrem as reuniões ordinárias.

“Em 2011 nós desenvolvemos vários projetos importantes, entre eles destaco o projeto Creche Amiga da Amamentação, na Vila América, o Aleitamento Materno no Hospital Darci Bigaton e a Blitz da Amamentação” comentou Letícia.

“Esse ano nós  retomamos o trabalho nas unidades de saúde. No início desse mês, durante a realização do teste da orelhinha em 19 bebês, os membros do CMAM estiveram participando junto com as mães, incentivando e orientando sobre a importância do leite materno para o desenvolvimento do bebê. Mesmo que a maioria já tenha informação e amamente, ainda há  muitos casos em que  a nossa interferência e apoio promove um resultado extremamente positivo”