14 de fevereiro de 2012 - 08:51 Brasil - Esportes

Com apenas seis novatos, Corinthians aposta em elenco experiente para vencer Libertad

Atual campeão brasileiro, o Corinthians estreia nesta quarta-feira na Libertadores tentando pela primeira vez levantar a taça. Para isso, Tite contará com um elenco experiente quando o quesito é a competição sul-americana, já que dos 25 inscritos apenas Cassio, Gilsinho, Ramon, Edenilson, Welder e Elton nunca jogaram o torneio.

Com cinco Libertadores na bagagem, Danilo é o mais experiente e coloca o time como um dos favoritos ao título deste ano. “Acho que o Corinthians tem moral pra disputar qualquer competição. Não adianta jogar no Corinthians e não jogar bem. Vai ser difícil, mas do jeito que a gente tá jogando dá para disputar até a final”, disse o jogador, sabendo da pressão que existe para conquistar o torneio.

“Sabemos da importância dentro do elenco e também da pressão que vem de fora. É uma oportunidade da gente fazer história no clube”.

Além de mais experiente na competição, Danilo já levantou a taça quando atuava pelo São Paulo em 2005, assim como Fabio Santos, que com quatro participações é o segundo em número de participações. Outro que já foi campeão é Alex, só que pelo Internacional em 2006.

No banco de reservas, Tite também sabe das dificuldades que terá pela frente na Libertadores. O treinador já esteve em sete edições do torneio, mas lembra que não existe uma cartilha rumo ao sucesso.

“Já passei por tudo, mas só pra vocês saberem minha melhor participação foi na primeira, quando em 2002 cheguei a semifinal com o Grêmio.No ano passado vocês lembram o que aconteceu”, disse o técnico, referindo-se a eliminação do Corinthians contra o Tolima na Pré-Libertadores de 2011.

Quatorze jogadores que participaram do vexame contra o time colombiano permanecem na equipe, para Danilo mais uma prova do favoritismo corintiano.

“Aprendemos a lição. Nosso grupo é muito bom, todo marca, se respeita e se ajuda muito. Isso que fez a gente ser campeão (brasileiro) no ano passado. O importante agora é pensar em uma boa estreia”.