Luciana Garcia/Assessoria | 25 de janeiro de 2012 - 10:55 MS - Bonito

Transporte Escolar de Bonito vai percorrer mais de 3 mil km/dia em 2012

Cada ônibus do transporte escolar trafega regularmente com um motorista e um monitor

Conde

 

 

 

 

 

De acordo com o relatório apresentado pelo Departamento de Transporte Escolar da Secretaria Municipal de Educação, estarão disponíveis este ano 22 linhas exclusivas para uso dos estudantes de Bonito. Conforme o documento, em comparação à 2011, o itinerário  apresenta um acréscimo diário de cerca de 100 km, ultrapassando os 3 mil km percorridos pela equipe todos os dias no ano anterior, a fim de ampliar ainda mais a cobertura do serviço.

Em Bonito, cada ônibus do transporte escolar trafega regularmente com um motorista e um monitor,  ambos treinados e avaliados pelo Serviço Social do Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT). O controle dos aspectos legais e das condições físicas dos ônibus também é rígido.  Todos os veículos da frota, sejam os pertencentes ao município ou terceirizados, precisam ser submetidos trimestralmente à vistoria do Departamento Municipal de Trânsito e do Detran-MS, a fim de obterem  o “Selo”, que é fornecido quando o veículo cumpre todos as exigências da lei quanto à documentação e às normas de segurança.

“Essa rigidez no controle dos veículos que executam o transporte escolar de Bonito é o que tem nos permitido desde 2005, obter os 100% de aprovação de toda a frota junto ao Detran-MS em cada vistoria”, explicou Juarez da Silva Santos, diretor do Departamento de Transporte Escolar.

 “E claro, que essa preocupação com a qualidade e a segurança nos levaram ao crescimento no setor. Em 07 anos  a nossa frota própria, isso é, só de ônibus da Prefeitura, teve a capacidade de atendimento ampliada em 10 vezes.  Ela passou de um para 10 ônibus, isso só os destinados ao transporte escolar.  Somando a isso, o atendimento da rede terceirizada - em 2012 são mais 14 ônibus – que vão percorrer diariamente cerca de 3,1 mil km, entre cidade e campo no intuito de não deixar nenhum aluno fora da sala de aula”.