MS Notícias | 23 de janeiro de 2012 - 07:53 Bonito - Turismo

Viagem Feliz distribui cartilha a passageiros em 1ª viagem

Uma das ações desenvolvidas pelo programa Viagem Feliz, que foi inaugurado na quinta-feira (19), com destino a Bonito e Corumbá, foi a distribuição de uma cartilha com informações sobre o programa e o turismo do Estado de Mato Grosso do Sul, escrita em dois idiomas, português e inglês.

A cartilha explica ao passageiro que ele está viajando em uma empresa de transporte de passageiros (regular ou turístico), que participa do programa "Viagem Feliz" desenvolvido pela Agepan em parceria com o Governo do Estado, por meio da Fundação de Turismo (Fundtur-MS).

O conteúdo da cartilha traz ainda dicas para a viagem. Dentre elas estão procedimentos básicos no caso de extravio ou danos na bagagem, informações sobre como proceder ao viajar com crianças de até 12 anos, além dos direitos de pessoas idosas ou com deficiências.

Outra informação importante que também consta na cartilha é sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes, bem como explicações sobre o crime do tráfico de pessoas. Um disque denúncia para estes casos foi colocado na publicação. Para denunciar basta ligar para o Disque 100 ou procurar um Conselho Tutelar mais próximo.

Os direitos e deveres do usuário do transporte rodoviário intermunicipal de passageiros também foram abordados na cartilha. Este item traz informações como pontualidade, condições de seguranças, higiene, conforto, bagagens, transporte de crianças menores de cinco anos, entre outras.

A cartilha também traz informações sobre os destinos turísticos que as linhas atendem, Bonito e também sobre Corumbá, com destaque para o Pantanal. Endereços e telefones dos órgãos de turismo de cada um dos dois municípios são informados na publicação, para melhor orientar e auxiliar o turista que vem a Mato Grosso do Sul.


Programa

Contemplando, nesta fase inicial, itinerários com destinos aos municípios de Bonito e Corumbá, o Viagem Feliz é um programa piloto que visa promover a melhoria na prestação do serviço de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, oferecendo segurança, conforto e qualidade no atendimento aos seus usuários durante a viagem.

As empresas participantes são identificadas pelo "Selo de Qualidade Viagem Feliz" afixado no para-brisa do veículo. O selo indica que a empresa, operadora da linha, participou dos processos de qualificação do programa e está apta a atuar nos moldes do Viagem Feliz.