Luciana Garcia/Assessoria | 19 de janeiro de 2012 - 16:26 Bonito - Turismo

Representantes do Mtur garantem mais recursos para Bonito em 2012

Entre os recursos garantidos estão a segunda fase da pista de caminhada

Acompanhados pelo prefeito José Arthur Figueiredo e pelo secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Augusto Mariano, os representantes do Ministério do Turismo, Fábio Rios Mota (Secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo) e Carlos Henrique Menezes Sobral (Diretor do Programa de Desenvolvimento de Turismo) fizeram a primeira visita oficial de 2012 a Bonito para conferir in loco a execução das obras subsidiadas com recursos federais.

No município eles visitaram a MS 178, rodovia que liga Bonito à Bodoquena , as obras da pista de caminhada e a implantação do Projeto de Sinalização Turística, todas executas através do Mtur.

Sobre a rodovia, Fabio Rios reafirmou ao prefeito, conforme já havia sinalizado, em encontro anterior com a governadora em exercício, Simone Tebet, que após a resolução de algumas questões técnicas será liberado o recurso.

“Assim que voltarmos a Brasília iremos sanar as pendências e no prazo de dez dias será possível definir uma nova data para a liberação dos recursos, para que se possa concluir a obra”.

Sobre a Pista de Caminhada à entrada da cidade, cujo convênio previsto inicialmente com o Mtur era de 500 mil reais, este será complementado segundo informou o secretário Nacional. A liberação desse recurso vai permitir o início da segunda etapa da obra.

Mais recursos em 2012

O prefeito disse que a vinda dos representantes do Mtur ratifica o compromisso que o Ministério tem com o crescimento dos destinos indutores do turismo no país independente do seu tamanho ou da distância dos grandes centros, e afirmou ainda, que, que durante a visita foram feitas importantes articulações que vão contribuir para o aquecimento do Turismo no município já a partir desse ano.

“Durante a visita eles nos garantiram o máximo de empenho na liberação de recursos para interligar a MS 178 até o Curê e a recuperação do asfalto do aeroporto até a entrada da cidade,  dada à importância de Bonito no cenário do ecoturismo nacional e pela constatação da seriedade e  organização na aplicação dos recursos que nos foram destinados pelo  governo federal”.

“Entre os projetos que nós enviaremos estão a 3ª etapa da Pilad Rebuá, um projeto urbanístico moderno, prevendo a melhoria e a revitalização em todas as ruas transversais,  inclusive a Luis da Costa Leite, além da reforma das calçadas e readequação dos estacionamentos”, destacou.

De acordo com o secretário de Turismo, Augusto Mariano, além desse, serão protocolados ainda este ano vários projetos importantes para o segmento turístico.

“Nós estamos pedindo ao Ministério do Turismo ainda mais investimentos em infra estrutura para Bonito. Vamos solicitar recursos para substituição das pontes de madeira por pontes de concreto nas estradas de acesso aos pontos turísticos, recursos para executar a decoração natalina anualmente com o tema “Natal da Natureza”, no intuito criar mais um atrativo à exemplo de Gramado e Canela, e,  recursos para uma obra importantíssima para o município, que é a revitalização do Balneário Municipal. Os trâmites ainda são preliminares, mas as perspectivas são excelentes”, explicou Mariano.