Folha Online | 19 de janeiro de 2012 - 15:05 Brasil - Tecnologia

Anatel aprova proposta de edital de leilão para tecnologia 4G

O Conselho Diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou nesta quinta-feira a minuta de edital do leilão da faixa de 2,5 gigahertz, que será destinada à tecnologia 4G.

Os vencedores do leilão, marcado para abril, terão de cumprir um cronograma de atendimento. Até o início da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, todas as capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes terão serviços de telefonia e internet móvel 4G.

O cronograma da minuta define outras datas, entre elas a de oferecer o 4G em cidades com até 100 mil habitantes até o final de 2015 e até dezembro de 2017 nos municípios entre 30 mil e 100 mil habitantes.

A Anatel também estabeleceu que todas as cidades do país deverão ter acesso à tecnologia 3G, pelo menos, até 31 de dezembro de 2019. A minuta do edital vai agora para consulta pública.

"Vamos receber muitos turistas, o Brasil será foco de atenção. Será importantíssimo cumprir o prazo e já no ano que vem estar com o serviço funcionando", disse o conselheiro Rodrigo Zerbone, relator do assunto.

A Anatel espera atrair cinco empresas para participar do leilão, que também ofertará sobras de faixas de frequência da tecnologia 3G e também uma faixa de frequência específica para atendimento de áreas rurais.

CONTEÚDO NACIONAL

Haverá ainda cronograma para o uso de conteúdo nacional nos investimentos feitos para tecnologia 4G no Brasil.

Até 2014, 60% dos investimentos deverão ser feitos com conteúdo nacional. Esse índice passa a ser de 65% entre 2015 e 2016 e de 70% a partir de 2017.

"A minuta vai permitir o aumento de tecnologia nacional sem inviabilizar o leilão e a tecnologia internacional", disse o presidente da Anatel, João Rezende.