G 1 | 3 de janeiro de 2012 - 07:53 MS

Após morte de menino, prefeitura coloca Guarda Municipal no lixão

Presença dos agentes foi determinada pela prefeitura de Campo Grande.

A partir desta segunda-feira (2), uma equipe da Guarda Municipal de Campo Grande vai permanecer no lixão, localizado na região sul da cidade, para fazer a segurança do local. A determinação da prefeitura ocorre após a morte do menino Maikon Corrêa de Andrade, que foi soterrado pelo lixo na semana passada.

O garoto foi ao aterro junto com um colega. Os dois recolhiam latas de alumínio e garrafas pet em meio aos materiais depositados quando parte do montante cedeu. O amigo da vítima conseguiu escapar. A busca pelo corpo de Maikon durou cerca de vinte horas e contou com a ajuda de uma retroescavadeira.

Existe uma placa na entrada do lixão proibindo a entrada de crianças no local. Somente catadores de lixo podem entrar. A fiscalização antes do acidente, porém, era precária. A partir de agora, com a presença da Guarda Municipal, menores de 18 anos encontrados no aterro serão encaminhados à Depca (Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente).

A equipe que cuidará da segurança será composta, inicialmente, por dois guardas e uma viatura. O responsável pelo lixão, Alcindo de Macedo, afirma que o local será vigiado 24 horas por dia, de segunda a segunda.

Segundo a prefeitura, a Guarda Municipal deve avaliar qual o melhor plano de ação e quantos guardas são necessários para que o monitoramento no aterro seja eficiente e dê para cobrir escalas de plantão.