Assessoria | 8 de dezembro de 2011 - 17:00 Bonito - COMAD

COMAD, PROERD e FUNCEB JUNTOS NO COMBATE AS DROGAS

Anualmente o COMAD confere a Comenda do Amigo como uma forma de reconhecimento.

Conde

O COMAD, Conselho Municipal Anti Drogas de Bonito, realizou nesta quarta feira (7), na Câmara Municipal, sua última reunião deste ano.   De acordo com o presidente do Conselho, Major André Henrique Macedo, o objetivo da reunião, além de discutir assuntos internos, foi  fazer avaliar o resultado do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD)  desenvolvido através  convênio entre a PM e Prefeitura e entregar o certificado do mérito de 2011.

Anualmente o COMAD confere a Comenda do Amigo como uma forma de reconhecimento. A honraria é concedida às pessoas que auxiliam ativamente as ações de combate ao uso de droga e à violência infantil. Esse ano, o escolhido foi Osny Nazareno Neves, presidente da Fundação de Cultura e Esporte de Bonito (Funceb), pela participação nos últimos dois à frente da organização da gincana e das atividades culturais do Conselho, realizada na semana em que se comemora a Semana Nacional Antidrogas.   

Para Macedo a parceria entre a FUNCEB e o COMAD tem sido muito importante para fortalecer os laços entre o Conselho, as crianças, os adolescentes e seus familiares.“Esse momento de entretenimento, de descontração, que junta a cultura e o esporte, envolve todas as partes e traz grandes benefícios”, afirmou o presidente.

Ele ainda destacou que, projetos como o “Caça Talentos” realizado no 2º semestre desse ano pela Funceb, em vários pontos da cidade, vem ao encontro do trabalho de erradicação das drogas através da atividade esportiva e dos projetos culturais, conforme é o conceito da Gincana do COMAD.

Em Bonito, o PROERD é destinado aos alunos do 5º de todas as escolas municipais. São 10 turmas que totalizam 245 meninos e meninas. A partir desta segunda-feira(12), acontece em cada escola a cerimônia de formatura, com a entrega dos certificados e das camisetas.

 

Saiba mais sobre o PROERD:

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tem como base o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela Professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1983. Atualmente o Programa está presente nos cinquenta estados americanos, e em cinquenta e oito países.

No Brasil ele chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros.

O PROERD é desenvolvido nas Escolas Públicas e Particulares, no 5º ano e 7º ano do Ensino Fundamental, na educação infantil (Proerd Kids) e para adultos com o PROERD para Pais, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência. No PROERD Pais é reforçada a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência. O PROERD Pais é composto de cinco encontros de aproximadamente duas horas.

O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo de ligação na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.

O Programa oferece, em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo; atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo.

O Programa não invalida qualquer outro Programa, Trabalho ou Atividade de prevenção, dirigido aos jovens como um todo. A cooperação da sociedade é fundamental, e a participação, efetiva, do empresariado constitui-se na sustentação, econômica e financeira, da viabilidade e continuidade do PROERD, visando atender parcela, cada vez mais significativa, das crianças e adolescentes, criando, dessa forma, uma rede protetiva, crescente, contra as drogas (lícitas e ilícitas), bem como contra as atitudes que geram violência.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.