Lúcia Nórcio/ Agência Brasil | 1 de dezembro de 2011 - 09:00 Brasil - Economia

Encomex Mercosul começa hoje no Paraná

Começa hoje (1º), em Curitiba, o Encontro de Comércio Exterior (Encomex Mercosul), promovido pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, em parceria com o governo do Paraná. A abertura será às 9 horas, com a presença do ministro Fernando Pimentel, do governador Beto Richa e de ministros da Indústria da Argentina, do Uruguai e do Paraguai.

Ao todo, 1,5 mil inscritos vão participar de dois dias de palestras, reuniões e debates, que servirão para avaliar as duas décadas do Mercosul e planejar os próximos 20 anos do bloco econômico.

Vão ser debatidas maneiras de facilitar o comércio entre os países, o crescimento econômico, a inovação, competitividade, o câmbio, os mecanismos de financiamento e as negociações com outros países. Haverá um painel específico sobre as relações comerciais entre o Mercosul e o Canadá.

Além disso, serão definidos os mapas estratégicos de comércio exterior e os planos de ação com o objetivo de promover a cultura exportadora em todo o país. Participam do encontro 15 entidades nacionais parceiras do Plano Nacional da Cultura Exportadora para validar e ajustar o planejamento para o período 2012-2015.

Os mapas trarão ações e iniciativas planejadas entre diversas instituições nacionais e locais, com o alinhamento ao Plano Brasil Maior. As instituições públicas que trabalham com comércio exterior estarão em contato direto para cruzar as informações e localizar as demandas.

Durante o encontro, hoje à tarde, o ministério vai divulgar os dados da balança comercial de novembro e do acumulado do ano. Os dados preliminares estarão disponíveis no site do ministério a partir das 11 horas. No mesmo horário, o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) Edson Campagnolo, apresentará os últimos números da balança comercial do estado.

Esta é a terceira edição do Encomex voltada ao Mercosul. Foz do Iguaçu e Porto Alegre sediaram o encontro, em 2009 e 2010. Em Foz do Iguaçu, a Encomex aproximou os setores produtivos e governamentais dos países que compõem o bloco: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai. Em Porto Alegre, 120 empresas brasileiras, 24 empresas de outros países da América Latina e 12 europeias participaram de 900 rodadas de negócios.