Redação Pantanal News/Karina Lima-Notícias.MS | 1 de dezembro de 2011 - 13:12 Bonito/Campo Grande - MS

Turismo ecológico de Bonito é mostrado em exposição literária

A mostra “30 anos de informação e cultura” começa dia 5

A Fundação de Cultura do governo do Estado realiza a partir do dia 5 de dezembro (segunda-feira) uma Exposição Literária especial, que celebra os 30 anos de existência da Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim em Campo Grande. A mostra “30 anos de informação e cultura” será aberta às 8 horas e será a última exposição do ano. A entrada é franca.

A Biblioteca Dr. Isaías Paim foi fundada em dezembro de 1981, conforme decreto nº 826, de 5 de dezembro de 1981, no Diário Oficial nº 500. Sua primeira localização foi no Centro Cultural José Octavio Guizzo, onde permaneceu até 1987.

De 1998 a 1999 atendeu o público na rua 14 de julho e de 2000 a setembro de 2006 esteve localizada na rua Barão do Rio Branco, ao lado do Rádio Clube. Foi em 2006 que a biblioteca mudou-se para o amplo espaço atual: o Memorial da Cultura e da Cidadania (antigo fórum), no segundo andar.

A Biblioteca carrega em seu nome uma homenagem ao Dr.Isaías Paim, médico psiquiatra, doador de cerca de 4.800 livros de sua biblioteca particular para a formação do acervo inicial, que hoje conta com aproximadamente 35 mil exemplares em sua formação geral.

A Exposição literária deste mês disponibilizará livros produzidos no Estado, tendo como foco principal a história a partir da saga dos bandeirantes, a estrada de ferro da Noroeste do Brasil até a criação do Estado. Os livros também retratam a arqueologia e o turismo ecológico através de material fotográfico realizado em Bonito, Serra da Bodoquena e do Pantanal, com as suas imagens poéticas descritas por Manoel de Barros.

Também ganhará destaque as artes plásticas, a literatura com o romance símbolo “Inocência” até os dias atuais, a dança e o teatro, a música fronteiriça do cancioneiro até os seus pioneiros, as salas de cinema, a televisão, a culinária, a arquitetura, a cultura popular com folclore e a arte indígena, além de obras que descrevem a saga dos imigrantes, de nossas figuras históricas, homens e mulheres pioneiros, futebol feminino, entre outras manifestações que fazem parte do nosso acervo bibliográfico e cultural.

As Exposições Literárias da Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim oferecem mensalmente um tema e expõem livros relacionados que já integram o acervo da biblioteca.

Serviço: A exposição estará disponível para visitação durante o mês de dezembro e os empréstimos e reservas dessas obras podem ser realizados normalmente.

 A Biblioteca Pública Estadual Isaías Paim fica no segundo andar do Memorial da Cultura, na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. No local estão disponíveis à sociedade cerca de 35 mil títulos para empréstimo e/ou consulta.

Para se associar à Biblioteca Pública Estadual é necessário um comprovante de residência, uma foto 3x4, um documento de identidade e a taxa de R$ 5,00 (por semestre) para a manutenção do acervo. Outras informações nos telefones: (67)3316-9161 (67) 3316-9175 e (67) 3316-9176.