Assessoria | 18 de novembro de 2011 - 14:23 Bonito

Coleta Seletiva Porta a Porta será ampliada em dezembro

“A previsão é a partir do dia 10 de dezembro”, declarou essa semana o secretário de Meio Ambiente, Edmundo Costa Junior.

O programa de coleta seletiva porta a porta, implantado em Bonito desde junho deste ano, será ampliado pela terceira vez desde seu lançamento. “A previsão é a partir do dia 10 de dezembro”, declarou essa semana o secretário de Meio Ambiente, Edmundo Costa Junior.

Segundo o secretário, a equipe responsável pelo programa realizará ainda em novembro as visitas domiciliares de orientação sobre o funcionamento do sistema e a distribuição gratuita dos kits que contém um adesivo de identificação da residência, um adesivo explicativo e uma lixeira plástica com capacidade para 100 litros.

Nessa terceira etapa, o programa vai atender da Rua Monte Castelo até a Rua Joana Sorta.

Na sua primeira etapa, a coleta seletiva foi implantada nos bairros Portal do Rio Formoso, BNH, Jardim Andréia e Vila América.  Desde setembro, com o início da segunda etapa, o serviço é realizado desde o Córrego Bonito até a rua Monte Castelo, Vila Maruca e centro da cidade.

Além da coleta seletiva porta a porta, a Prefeitura continua mantendo o serviço de coleta seletiva nos chamados PEV (Pontos de Entrega Voluntária), junto a locais como a Associação Brazil Bonito, o Instituto Família Legal, a Gruta do Lago Azul e o Loteamento Tarumã, entre outros.

“Um dos maiores desafios que enfrentamos com relação á reciclagem continua sendo de natureza cultural, ligado à necessidade de massificar o consumo consciente”, afirmou o secretário, para quem o consumo e a geração de lixo são práticas permanentes de cidadania, que vão além das necessidades individuais e tem reflexos na sociedade, economia e meio ambiente.

O secretário lembrou ainda que embora as ações do Meio Ambiente local não tenham divulgação constante, ele é um dos grandes responsáveis pelo sucesso do ecoturismo em Bonito, considerado nacional e internacionalmente um exemplo de gestão turística e ambiental.

Vanguarda- Diariamente o Brasil produz 150 mil toneladas de lixo, das quais 40% são despejadas em aterros a céu aberto. O destino adequado do lixo é um problema que afeta a maioria das cidades - apenas 8% dos 5.565 dos municípios adotam programas de coleta seletiva.

Os dados são de um estudo realizado pelo Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre), associação sem fins lucrativos dedicada à promoção da reciclagem e mantida por empresas privadas.