campograndenews | 18 de novembro de 2011 - 10:33 Capital

Terena lança jornal com um novo olhar sobre a população indígena

O indígena da etnia Terena Sidney Albuquerque e o não índio Rudney Ramos apresentam nesta sexta-feira, às 10h, a pesquisa que resultou no jornal A Voz Indígena - um trabalho de conclusão do curso de Jornalismo. A apresentação será na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), em Campo Grande.

A primeira edição do tablóide traz o histórico das aldeias indígenas de Campo Grande e destaca Mato Grosso do Sul como o estado com a maior população indígena urbana do país. São quatro aldeias e cerca de 15.000 indígenas.

Segundo a Rede de Saberes, o tablóide é a realização do sonho de Sidney, que o motivou a estudar Jornalismo. A intenção é levar um olhar diferenciado sobre os indígenas.

“A mídia não mostra muitas coisas interessantes que acontecem entre os indígenas da capital e, por outro lado, pauta muitos assuntos negativos”, disse o acadêmico.

Nascido em Aquidauana, Sidney mora na aldeia urbana Marçal de Souza. Em Mato Grosso do Sul, 700 índios como ele estão nas universidades, segundo estimativa do projeto Rede de Saberes.

A UCDB fica na avenida Tamandaré, 6000, no Jardim Seminário. A apresentação será, em uma sala em frente ao anfiteatro da biblioteca Padre Félix Zavattaro.