Assesoria | 17 de novembro de 2011 - 14:13 Bonito

Participação da juventude durante a Conferência é uma conquista

A participação crescente dos jovens em conferências e fóruns que traçam as estratégias municipais de políticas públicas

A participação crescente dos jovens em conferências e fóruns que traçam as estratégias municipais de políticas públicas constitui uma das maiores conquistas para Assistência Social em Bonito nos últimos anos, apontou a secretária de Assistência Social, Isabel Aivi de Figueiredo, durante a realização da VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

 “Ano a ano, encontro a encontro, nós percebemos uma participação cada vez maior dos usuários, da nossa juventude. Nós vemos que háum interesse real em participar, em contribuir, em saber quais serão as diretrizes que o município vai adotar na construção da sua política pública relacionada aos direitos do cidadão em geral, e nesse caso em especial, da criança e do adolescente. E isso émuito bom porque o que for feito no futuro se baseia numa escolha que éfeita agora, e que écoletiva e democrática”, ressaltou.

Durante a abertura do evento, o prefeito JoséArthur Figueiredo falou sobre a importância do fortalecimento das políticas públicas que envolvem crianças e adolescentes num município turístico como Bonito.  Ele destacou ainda os resultados jáobtidos pelo trabalho desenvolvido nos últimos anos com a ampliação de vários programas sócio educacionais específicos para essa área, como o PETI e o Arte Para Todos.

O tema abordado nesta edição foi “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios”.

Conforme a presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança), Raquel Castilho Brum, o objetivo égarantir a implementação e monitoramento da Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, articular e pactuar com os gestores das três esferas de governo, envolvendo os poderes Legislativo e Judiciário, no processo de implementação das políticas públicas, além de criar mecanismos de monitoramento da Política e do Plano Decenal.

Durante todo o dia foram realizadas discussões sobre o tema, com participação de aproximadamente 300 pessoas. No período da tarde, após a definição das prioridades e a elaboração do plano de ação, foi realizada a eleição dos 04 delegados que vão representar Bonito na VIII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Foram eleitos:

Governamental

- Raquel Castilho Brum - titular

- Maria do Carmo Vieira de Carvalho Schadeck – suplente

Não Governamental

- Denise Gonzatto - titular

- Walkíria Mendes Malaquias - suplente

Conselheiras Tutelares

- Guilhermina Valensuela Ricaldes - titular

- Tielly Rocha Flores - suplente

Adolescentes

- Augusto Cézar Cáceres Galeano - titular

- Luiz Flávio de O. Amaro - suplente