Infinito Comunicação Empresarial | 17 de mar�o de 2011 - 07:35

Comércio e Serviços geraram 45,8% vagas de trabalho em MS

Os setores de comércio e serviços geraram, sozinhos, 45,81% das novas vagas de trabalho em Mato Grosso do Sul no mês de fevereiro, conforme mostra o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho. 

“Depois de um início de ano mais ameno, o setor terciário está mais uma vez aquecido e movimentando a economia estadual”, avalia o presidente da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), Edison Araújo. 

Em janeiro foram gerados ao todo 5.391 novos empregos celetistas em Mato Grosso do Sul, dos quais 1.768 no setor de serviços e no comércio. O número é resultante da diferença entre os trabalhadores admitidos e demitidos. Com as novas vagas, o estoque total de empregos formais do Estado cresceu 1,27% no mês passado. 

Edison explica que em janeiro os números recuaram por conta do fim de vários contratos temporários e também porque as vendas arrefeceram, após um Natal com recorde de vendas. Outro fator que contribuiu para o primeiro mês do ano ser mais ameno são os gastos de início de ano com impostos, materiais escolares e matrículas.