campograndenews | 9 de novembro de 2011 - 10:45 Policia Florestal

Filhote de onça parda é resgatado em fazenda no município de Ribas do Rio Pardo

Policiais militares ambientais resgataram um filhote de onça parda nesta madrugada, em Ribas do Rio Pardo. Os policiais foram acionados para socorrer o filhote de 2 meses que estava perdido da mãe, dentro da fazenda Guarujá.

Os militares estão realizando diligências para encontrar a mãe do filhote, mas até o momento não encontraram rastros da onça adulta nas imediações.

De acordo com a PMA, é provável que a mãe tenha sido morta por caçadores. A onça-parda é uma espécie que está na lista de extinção.

Para proteger o filhote, que os policiais avaliaram que não sobreviveria na mata longe da mãe, ele foi recolhido e encaminhado para o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) de Campo Grande.

Segundo a PMA, em Mato Grosso do Sul a espécie tem sido caçada principalmente por ter uma característica de matar animais para ensinar os filhotes a caçar. Ou seja, acaba matando além do que precisa para comer. Com isso, proprietários rurais acabam matando o animal adulto e os filhotes sejam encaminhados ao CRAS .

A onça-parda, puma, ou suçuarana é encontrada em todas as Américas, desde o Canadá, ao extremo sul da América do Sul. Vive em torno de 15 anos e em alguns locais pode atingir até 100 quilos. É um animal solitário e prefere viver em lugares de difícil acesso - florestas, desertos e montanhas. Geralmente caça ao entardecer.