midiamax | 8 de novembro de 2011 - 08:45 ENEM

São 14 as questões anuladas do Enem

Dirceu Martins

 

 

Após perícia entre as provas do exame e as apostilas distribuídas aos alunos do Colégio Christus, de Fortaleza (CE), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) cancelou oficialmente nesta segunda-feira (7) a questão número 25 do caderno amarelo. A decisão vale para os 639 alunos da escola que tiveram acesso às perguntas antes da aplicação do exame.

Com a decisão, o número de questões anuladas sobe para 14. Na última sexta-feira (4), o presidente do TRF da 5ª região, Paulo Roberto de Oliveira Lima, suspendeu a liminar que determinava o cancelamento de 13 questões do Enem 2011 para todo o Brasil.

O procurador da República Oscar Costa Filho, do Ceará, já havia ajuizado na semana passada, em Fortaleza, uma ação civil pública solicitando a anulação da questão 25 do Enem 2011. "Sempre esteve bem claro que essa questão fazia parte do grupo das outras 13", argumentou na época o procurador.

O MEC garante que as 14 questões a menos causarão um prejuízo mínimo aos alunos prejudicados, porque a metodologia da prova permite que a pontuação máxima deles continua sendo de mil pontos, mesmo com 166 de 180 questões válidas.