Cleizer Correa | 4 de novembro de 2011 - 09:18 Tecnologia

Tablets mania mundial

O preço baixo facilita ao acesso

CES 2011: iPad ganha mais concorrentes de peso

Empresas como Motorola e Asus mostram seus tablets na feira

Desde seu lançamento, o iPad tem reinado praticamente soberano na categoria de tablets. O único concorrente de peso, o Galaxy Tab, da Samsung, chegou apenas no fim de 2010, quando o aparelho da Apple já havia vendido cerca de 5 milhões de unidades.

Entretanto, pelo que se observa na CES, 2011 não deve ser um ano tão tranquilo para a Apple. Nomes de peso como Motorola, Asus e Microsoft exibem suas apostas na área de tablets.

Os produtos devem chegar nos primeiros meses desse ano e aumentar a concorrência nesse mercado, que já tem dezenas de modelos "genéricos" de menor qualidade. A seguir você confere uma lista com as principais novidades na área de tablets.

Samsung

A Samsung anunciou uma versão somente com Wi-Fi do seu tablet, o Galaxy Tab. O preço não foi anunciado, mas ele deve ser mais barato do que a versão com 3G e concorrerá com os iPads mais básicos.

Outro lançamento da Samsung é um híbrido de notebook e tablet. O Samsung 7 Series PC possui um teclado embutido que desliza e transforma o tablet em um notebook.

Asus

A Asus anunciou quatro tablets durante a CES 2011. Os modelos Slider, Transformer e MeMO, da série Eee Pad, rodam o sistema Android e trazem processadores da NVidia (Tegra 2). Já o Eee Slate EP 121 roda o Windows 7.

O Slider é um tablet com tela de 10 polegadas que também funciona como notebook. O aparelho traz um teclado embutido na parte inferior. Quando exposto, esse teclado transforma o tablet em um notebook.

O Transformer também tem tela de 10 polegadas e pode ser usado como notebook. A diferença é que a parte da tela pode ser separada completamente do teclado. Já o MeMO é um tablet convencional com tela de 7 polegadas.

Mais voltado para o mercado corporativo, o Slate EP1221 tem tela de 12 polegadas e roda o Windows 7, da Microsoft. O processador é um Core i5 de dois núcleos, da Intel.

Motorola

A Motorola anunciou na CES o tablet Xoom. Ele é o primeiro do mercado com a versão 3.0 (Honeycomb) do Android e também o primeiro com processador de 1 GHz de dois núcleos. O aparelho tem tela de 10,1 polegadas, tamanho similar ao da tela do iPad, e traz câmeras traseira e frontal.

O Xoom chega até abril ao mercado americano, com exclusividade da operadora Verizon. Nos Estados Unidos, o aparelho poderá funcionar também em redes 4G.

Panasonic

A empresa demonstrou na feira um protótipo do Viera Tablet. O aparelho roda Android e serve também como controle para TVs e outros produtos da Panasonic. Ainda não há data de lançamento.

Sharp

A Sharp mostrou dois tablets da linha Galapagos, com telas de 5 e 10 polegadas. Por enquanto eles rodam uma versão própria de Linux, mas é possível que adotem o Android. Devem chegar às lojas até o fim deste ano.

Dell

A empresa anunciou uma versão de 7 polegadas do seu tablet Streak, até agora disponível apenas com tela de 5 polegadas. O tablet será equipado com processador de dois núcleos Tegra 2, da NVidia, com velocidade de 1 GHz. O sistema operacional é o Android 2.2 (com possibilidade de atualização para 3.0). O novo Streak tem duas cãmeras e, nos Estados Unidos, chega nas próximas semanas.

Microsoft

A Microsoft está exibindo na CES diversos tablets com Windows 7. Lenovo, Toshiba e Asus são alguns dos fabricantes que já têm tablets com Windows 7 prontos para chegar ao mercado nos próximos meses.

RIM

A fabricante do BlackBerry está exibindo na CES o Playbook, seu tablet com tela de 7 polegadas anunciado no ano passado. O aparelho deve chegar até abril nos Estados Unidos em versões com 16 GB, 32 GB e 64 GB.

Reação da Apple pode vir em breve

Para concorrer com todos esses aparelhos, a Apple deve lançar uma nova versão do iPad em breve. Rumores dão conta de que o novo aparelho deve trazer câmera para videoconferências e ser mais leve. O novo iPad pode ser anunciado no fim deste mês e chegar ao mercado por volta de abril.