3 de novembro de 2011 - 14:01 G20

Dilma chega à cerimônia que abre encontro do G20 na França

 
A presidente Dilma Rousseff se apresentou, na manhã desta quinta-feira (3), à cerimônia oficial que abre a 6ª Cúpula do G20, no Palais des Festivals, em Cannes, na França. É o primeiro evento oficial da reunião dos 20 países com as maiores economias do mundo.

A reunião ocorre após uma série de encontros da presidente com outros países. O primeiro compromisso, na manhã desta quinta, foi uma reunião dos Brics, entre Dilma e os os presidentes Dimitri Medvedev (Rússia), Hu Jintao (China), Jacob Zuma (África do Sul) e o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh.
Dilma Rousseff chega à cerimônia de abertura do G20 acompanhada do presidente da França, Nicolas Sarkozy, no Palais des Festivals, em Cannes. (Foto: Christian Hartmann/Reuters)

Na pauta do G20, estará em discussão, entre outros temas, um plano de ação para o crescimento econômico e a regulação do sistema financeiro. Nos últimos dias, porém, o assunto dominante tem sido o plano de resgate oferecido pela União Europeia à Grécia, ameaçado por um referendo popular previsto para o início de dezembro.

Ainda nesta quinta, após o encontro com os Brics, a presidente teve encontros com o primeiro-ministro de Cingapura, Lee Hsien Loong, e com a secretária-geral da Central Sindical Internacional, Sharan Burrow.

Após a abertura do G20, Dilma participa de um almoço de trabalho, seguido de sessão de trabalho. Ainda nesta quinta, faz uma fotografia oficial e o último compromisso é um jantar de trabalho.