Luciana Garcia | 14 de outubro de 2011 - 09:00 Desrespeito

Em pleno feriado, falha da SANESUL provoca falta de água em Bonito

Em pleno feriadão Bonito fica sem àgua

Conde

 

Bonito, o Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil, eleito consecutivamente nos últimos 9 anos  e finalista pela décima vez na próxima semana,  ficou sem água nos dias 11 e 12 de outubro,  em pleno feriado.

De acordo com Augusto Barbosa Mariano, secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, a Prefeitura e diversas Secretarias registraram dezenas de ligações referentes a críticas e reclamações pela má qualidade do serviço de abastecimento de água no município. Mariano, entretanto, esclareceu que o fornecimento de água é de responsabilidade exclusiva da SANESUL até o final do contrato de concessão da empresa junto ao Governo do Estado.

A SANESUL alegou que o problema foi causado pela queima da bomba de um poço e se comprometeu a solucionar o problema em no máximo 2 horas. Entretanto, o prazo não foi cumprido, a empresa não dispunha de bomba reserva e nem realizou manutenção preventiva do equipamento para o feriado.

Segundo o presidente do (Comtur) Conselho Municipal de Turismo, Cícero Peralta, os principais hotéis, pousadas, restaurantes, agências de turismo, supermercados, lanchonetes e residências tiveram prejuízos com a falha no abastecimento de água.

  “A falta começou por volta das 9 horas da manhã do dia 11, criando um transtorno considerável já que, com a cidade lotada, as caixas não suportaram a demanda”, explicou Peralta.

 “Já não bastasse a buraqueira que a SANESUL provoca na cidade com sua rede de água obsoleta e ultrapassada que não acompanha o progresso de Bonito, deixa faltar água no feriado. É um absurdo e inaceitável. Nós ficamos com vergonha. Bonito com turistas do Brasil e do Mundo nos visitando e acaba a água”.

“O que atenuou um pouco o problema foi a boa vontade dos hotéis que possuem poço semi-artesiano, que socorreram os vizinhos e os que precisavam”.

“É de conhecimento público, inclusive da SANESUL, que o Conselho Municipal de Turismo de Bonito, divulga para o trade e para todo o Brasil o seu calendário de alta temporada com um ano de antecedência, justamente para que todos os envolvidos façam o seu planejamento, mas a SANESUL não fez ou esqueceu-se de fazer”, finalizou.