Folha.com | 6 de outubro de 2011 - 09:17

Vendas de colheitadeiras têm alta no País

As vendas de colheitadeiras se mantêm mais aquecidas neste ano do que no anterior. Até setembro, as indústrias colocaram 3.270 unidades na rede revendedora, número 9% superior ao de igual período de 2010, conforme estimativas do setor.

O aumento de vendas se deve à boa evolução da safra que se encerrou e às perspectivas de volume ainda maior na próxima, cujo plantio já está sendo iniciado. Os bons preços da safra anterior deixaram o produtor mais capitalizado, e as perspectivas para a próxima safra, apesar do cenário econômico externo, não devem ser menos favoráveis.

Acreditando na continuidade de preços superiores aos dos gastos de produção, os produtores brasileiros vão elevar a área de plantio de soja e de milho, dois dos produtos que mais demandam colheitadeiras.

Já a venda de tratores, após o bom desempenho em 2010, devido aos programas de apoio governamental, sofre retração neste ano. A produção acumulada do ano soma 40,9 mil unidades, 10% menos do que em 2010. No mês passado foram vendidas 4.891 unidades.

A Argentina segue a tendência do Brasil. As vendas de colheitadeiras subiram 45%, para 693 unidades no ano. A de tratores caiu 37%. .