O Globo | 5 de outubro de 2011 - 13:33

Dilma é recebida pelo presidente da Bulgária com honras militares

A presidente Dilma Rousseff foi recebida nesta quarta-feira com honras militares pelo presidente da Bulgária, Georgi Parvanov, na capital Sófia. Dilma recebeu a medalha Stara Planina, a mais alta condecoração oferecida pelo governo búlgaro. A viagem tem como objetivo impulsionar a cooperação econômica entre os dois países. O ponto alto deverá acontecer amanhã na visita a Gabrovo, cidade do pai da presidente.

- Estou feliz e emocionada de visitar a terra natal de meu pai - afirmou a presidente durante a cerimônia na sede do governo búlgaro.

Em discurso feito ao lado do presidente búlgaro, Dilma lembrou que se sente ligada à Bulgária por laços de sangue e pela memória do pai.

- Venho à Bulgária com a expectativa de traduzir esse carinho e esse apreço em gestos concretos de aproximação - disse Dilma.

- Tenho, então, o firme propósito de recuperar o terreno perdido, recuperar o dinamismo e multiplicar as oportunidades para empresários brasileiros e búlgaros.

Dilma pediu ajuda da Bulgária na formação de estudantes de medicina, física e matemática. Por outro lado, ofereceu parcerias nas áreas de agricultura energia hidrelétrica, biocombustíveis, indústria aeronáutica e indústria de petróleo e gás.

No primeiro ato de sua visita, Dilma colocou uma coroa de flores com as cores da bandeira brasileira no túmulo de um soldado desconhecido. Vestida com saia preta e jaqueta de tons marrons, Dilma passou em revista os soldados da guarda do país balcânico, a quem cumprimentou em búlgaro. Depois, após subir em um palanque junto a Parvanov, foi homenageada com um desfile acompanhado de uma banda militar.

Durante a reunião que terá a portas fechadas com o presidente Parvanov, deverão ser assinados acordos no campo da economia e da tecnologia da informação. Dilma também terá um encontro com o primeiro-ministro da Bulgária, Boiko Borisov, que oferecerá um almoço à presidente brasileira.

Pela agenda da visita, que na quinta-feira coincidirá com os 50 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre as duas nações, Dilma participará na tarde desta quarta de um fórum de empresários dos dois países. Os representantes da Eletrobras, Petrobras e do Ministério de Minas e Energia farão uma exposição intitulada "Energias renováveis: a experiência brasileira".