Assessoria | 4 de outubro de 2011 - 08:29

Estados do Centro-Oeste e Sudeco formularão plano regional

Os governos de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal firmaram ontem(3) em Goiânia o pacto pela formação de um fórum de secretários estaduais das áreas de Planejamento e Desenvolvimento que vai atuar em conjunto com a Superintendência de Desenvolvimento do Centro Oeste (Sudeco) na definição de políticas de desenvolvimento regional. Pelo acordo definido durante a III Reunião dos Governadores do Centro-Oeste, Tocantins e Rondônia, os estados, por meio dessas secretarias, e a Sudeco – órgão do Ministério da Integração Nacional - trabalharão propostas integradas a um PPA (Plano Plurianual) regional, com abrangência econômica, tecnológica e de inovação.

Essa agenda conjunta tem apoio do superintendente da Sudeco, Marcelo Dourado, que esteve durante todo o dia acompanhando a reunião dos governadores. O encontro, na sede do governo, na capital goiana, contou com as presenças dos governadores de Goiás, Marconi Perillo; de Mato Grosso, Silval Barbosa; do Distrito Federal, Agnelo Queiroz; além dos vice-governadores de Mato Grosso do Sul, Simone Tebet, e do Tocantins, João Oliveira. Rondônia foi representando pelo secretário de Fazenda.

A pactuação do fórum integrado entre Governos Estaduais e Sudeco foi uma das proposições ligadas a desenvolvimento e infraestrutura discutidas durante o encontro. Nesse tópico, outra principal definição foi defender junto à União o avanço nos projetos de construção dos ramais ferroviários. Representando Mato Grosso do Sul, a vice-governadora Simone Tebet, pediu a inclusão, na Carta de Goiânia, da especificação dos ramais de maior interesse para o Mato Grosso do Sul: a ferrovia do Pantanal, que corta o Estado na direção de Porto Murtinho, para dali criar um caminho para o Pacífico, e a interligação a esse ramal da futura ferrovia que integra Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, passando por Mundo Novo, Dourados e Maracaju.

Para operacionalizar as ações da Sudeco e a implementação do planejamento de desenvolvimento que vai ser construído, os governadores incluíram na Carta de Goiânia pedido para urgência nas definições do perfil do Fundo de Desenvolvimento da Região Centro-Oeste, incluindo a constituição de um Banco de Desenvolvimento do Centro-Oeste. Pediram ainda que sejam centralizados na Superintendência os recursos a fundo perdido para investimentos em infraestrutura e logística.

Otimistas com a força que o bloco ganha ao unir os estados na defesa dos interesses comuns, os governadores demonstraram otimismo com a possibilidade de ver concretizadas as propostas. “Esse fórum de governadores, embora tenha sido criado há dois meses, tem trazido resultados importantes. Nossos secretários estão operacionalizando o que é discutido. Quando fechamos questão em alguns temas, eles vão a Brasília, buscam informações, detalham o que tem que ser feito para concretizar as propostas”, resumiu Simone, que esteve acompanhada dos secretários Tereza Cristina Dias (Produção) e Mário Sérgio Lorenzetto (Fazenda).

Marconi Perillo avaliou que desde as duas primeiras reuniões, ocorridas em Campo Grande e Cuiabá, as ações avançaram. “É importante lembrar que, fruto dos encontros e da coesão dos secretários de Estado, conquistas já foram obtidas e outras estão a caminho de se concretizar”, destacou o governador de Goiás.