Jornal do Brasil | 3 de outubro de 2011 - 14:32

Cuidar dos olhos pode ajudar a prevenir outras doenças

Como todos sabem, o exame oftalmológico periódico é uma prática fundamental para se evitar doenças oculares e manter uma boa saúde visual. Mas, o que muitos desconhecem é que através deles é possível diagnosticar patologias como tumores, acidentes vasculares e diabetes. Para esses casos existem exames específicos – é claro – mas um simples exame de fundo de olho pode ajudar também a identificar, precocemente, esses e outros problemas.  

Segundo o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e consultor do Instituto Varilux da Visão, dr. Marcus Sáfady, são muitos os sinais que podem ser observados em um exame oftalmológico, como por exemplo, alterações no reflexo das pupilas  que podem significar doenças neurológicas; olhos saltados e inchaço são clássicos indícios de distúrbios da tireóide; e o olho seco pode apontar disfunções hormonais,  Síndrome de Sjogren, doença reumática crônica etc.

É recomendável que todos incorporem os exames oftalmológicos em suas rotinas, mas os diabéticos precisam estar ainda mais atentos. “A diabetes quando chega a quadros avançados pode causar a perda completa de visão”, explica Sáfady, acrescentando que, muitas doenças são silenciosas e, na maioria das vezes, o paciente só descobre a gravidade quando já não pode mais controlá-las, como por exemplo no glaucoma. Por isso, a importância de um exame periódico com um medico oftalmologista.

Ainda de acordo com o oftalmologista, o exame de vista não deve ser uma simples análise para somente averiguar as dificuldades para enxergar, pois todo o histórico do paciente precisa ser checado. “Caso seja detectada alguma anormalidade, o próximo passo é o encaminhamento para análise de outros especialistas. Esse sim é o exame de vista de qualidade e eficiente”, conclui.