Boni Miranda/Bonito Informa | 3 de outubro de 2011 - 10:19 Meio Ambiente

Bonito comemora o Dia Municipal das Aves e divulga o Udu-de-Coroa Azul

Daniel De Granville

Bonito comemorou na segunda-feira, dia 3 de outubro, o Dia Municipal das Aves, criado em 15 de abril de 2009 através da Lei N. 1161, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito municipal José Arthur.

O projeto apresentado pelo vereador Reginaldo dos Reis Nunes Rocha (Nandinho dos Correios).

Na mesma lei (1161) ficou estabelecida como ave símbolo do município a espécie UDU-DE-COROA-AZUL (cientificamente conhecido como Momotus momota, pertencente à Família Momotidae).

A proposta da criação do Dia Municipal das Aves e da adoção do Udu-de-coroa-azul como ave símbolo de Bonito foram apresentadas à Câmara pela bióloga Tietta Pivatto e seu marido Daniel De Granville, com a perspectiva de valorizar o meio ambiente e reforçar as ações voltadas para a preservação, estimulando também o turismo de observação de aves.

“É uma ave mais comum em Bonito e região do que em outras regiões do país”, afirma Daniel (fotógrafo profissional/Photo In Natura – Fotografia e Natureza), complementando: “É uma ave que depende de florestas, tornando necessária também à preservação do meio ambiente”.

Segundo Daniel a data – 3 de outubro – foi escolhida pela proximidade com o aniversário da cidade, no dia 2, com o dia de São Francisco (4) - tido como protetor das aves e com o dia 5 de outubro, Dia Mundial das Aves.

Daniel e Tietta participam também da campanha de divulgação do Dia das Aves e da ave símbolo que está sendo realizada pela Câmara Municipal através de banners e da distribuição de cartazes.