Campo Grande News | 2 de outubro de 2011 - 14:56

Temporal em Campo Grande derruba árvores, postes e fios de energia

Temporal de poucos minutos na tarde deste sábado em Campo Grande derrubou árvores, galhos, postes e fios de transmissão da rede elétrica, de baixa e média tensão. Houve ocorrências na Vila Alba, Jardim Autonomista, Amambaí e área central. Em praticamente todos os casos, as plantas já aparentavam estar com risco de queda.

“Foi um spray de água muito forte acompanhado de vento”, resume Dorival Morales, 44 anos, que mora na Vila Alba, próximo ao local onde a situação ficou mais crítica.

Perto da casa dele, na rua Silveira Martins, uma árvore de grande porte caiu e levou junto quatro postes e fios de baixa e média tensão. Um dos postes é de madeira. Este caiu no asfalto e bloqueou o tráfego.

Os outros três postes, todos de concreto, ficaram inclinados sobre três residências. Moradores de duas delas tiveram que sair dos imóveis - até os a remoção total de postes - devido ao risco de queda e de choque elétrico por conta dos fios.

Dorival, que há 35 anos mora na Vila Alba, conta que a Prefeitura já fez vistorias nas árvores e avaliaram como boas, “Mas qualquer um que vê perceber que estão tomadas por cupim”, declara.

Vizinho de Dorival, Roberto Cléber Andrade, 40 anos e há sete no local, diz que vai acionar novamente a Prefeitura para vistoriar as árvores. “Direto tem galhos secos caindo nas casas e ninguém faz nada”, indigna-se. 

Próximo à Vila Alba, no bairro Amambaí, um grande galho de uma árvore caiu sobre um muro de uma residência e danificou a calçada.

Os fios de baixa tensão ficaram sob a calçada, impedindo o tráfego também de pedestre. O galho danificou uma grade.

Na rua Sete de Setembro, esquina com rua Calógeras, uma galho caiu sobre a calçada de um salão de beleza.

“Essa árvore está oca. Semana passada galhos caíram sobre os carros que estavam estacionados”, conta a recepcionista do salão, Sandra Rodrigues, 45 anos.

No Jardim Autonomista, no cruzamento com a rua Paulo Coelho Machado, uma árvore cuja raiz foi ‘devorada’ por cupim, caiu sobre os fios de transmissão de energia elétrica.