Boni Miranda/Bonito Informa | 2 de outubro de 2011 - 18:52 Qualificação

Bonito: Formandas dos cursos de Culinária Regional e Camareira recebem certificados

Conde

As formandas dos cursos de Culinária Regional e Camareira receberam seus certificados de conclusão nesta sexta feira no Centro de Referência da Assistência Social, CRAS, da Marambaia.

Estiveram presentes à cerimônia o prefeito José Arthur Figueiredo, o deputado estadual Marcio Fernandes, Isabel Figueiredo - secretária municipal de Assistência Social, Ernani Sales – Diretor Presidente do Instituto Afonso Linares Prado e o professor João Neto, da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul, além de vereadores e diversas autoridades do município.

Os cursos foram realizados durante aproximadamente 60 dias na sede do CRAS pela Prefeitura e Governo do Estado. Foram formadas 14 pessoas em cada turma, num total de 28, todas inscritas nos programas Bolsa família ou Vale Renda, como  parte da estratégia de maximizar a política de geração de renda, através da qualificação profissional a fim de melhorar o posicionamento no retorno ao mercado de trabalho.

Segundo o professor João Neto, representante da Funtrab, órgão vinculado à SETAS, para que a qualificação profissional funcione é preciso partir da identificação das potencialidades de cada região e da educação. Essas serão as diretrizes para desenvolver essa nova política de geração de renda que deseja aumentar a inclusão social, combater a pobreza e minimizar as situações de vulnerabilidade.

“Ao se transmitir conhecimento, cria-se a base para o que chamamos de Projetos de Felicidade”, disse.

Durante a entrega dos certificados, a secretária de Assistência Social Izabel Figueiredo destacou a importância do fortalecimento das parcerias para a execução deste e de outros projetos semelhantes e do papel do CRAS na consolidação profissional dos participantes do curso.

“O fortalecimento dos laços com a iniciativa privada nos tem auxiliado na viabilização de um número cada vez maior de projetos. Nesse caso em especial, a participação do Hotel Marruá, Wetigá e Pousada Remanso contribuíram significativamente”, lembrou.

“É preciso dizer também que o CRAS é um lugar de fazer história, de reescrever a sua própria história, de reestruturação familiar, porque todo o trabalho desenvolvido aqui é feito a fim de criar oportunidades, e essa qualificação de hoje corresponde exatamente ao levantamento que a SAS realizou antes do curso como sendo uma das maiores demandas do nosso município na atualidade”, explicou Izabel.

Em seu discurso, o prefeito agradeceu a atuação do Governo do Estado e da bancada federal junto à Assistência Social do Bonito, e ainda ressaltou saúde e geração de renda como essenciais para o desenvolvimento local.

“Tudo o que está sendo possível realizar à frente da Prefeitura de Bonito requer apoio, requer colaboração. E, nesse ponto, nem o Governo do Estado, nem a bancada federal, nem os nossos vereadores em Bonito nos tem faltado”.

“Ações como essa direcionadas à qualificação profissional são essenciais ao crescimento do município, porque permitem o crescimento pessoal, e uma cidade só cresce, se as pessoas crescem. Nós trabalhamos com o foco na qualidade de vida acreditando que o que a população busca primeiro é ter saúde, e depois trabalho. Por que não há nada que deixa um pai ou uma mãe mais feliz do que ver seus filhos com saúde e poder sustentá-los com a dignidade do seu trabalho”, finalizou.