Boni Miranda/Bonito Informa | 30 de setembro de 2011 - 17:34 Saúde

Prefeitura de Bonito entrega reforma e ampliação do Posto de Saúde Central e novo ESF

Conde

Na presença do deputado estadual Antônio Carlos Arroyo, de diversos vereadores, autoridades municipais e servidores públicos que atuam na área da Saúde de Bonito, o prefeito José Arthur Figueiredo inaugurou nesta sexta-feira o novo ESF e a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde Padre José Ferrero, localizada na região central da cidade.

Todo o projeto foi executado com recursos do próprio município, totalizando mais de 200 mil reais em investimentos. Com a obra foram ampliados o Laboratório e o Centro de Especialidades e construído o prédio novo do ESF (Estratégia de Saúde da Família). A reforma incluiu ainda vários serviços de alvenaria, impermeabilização, colocação de novos revestimentos, readequação da rede elétrica e pintura.

Juntos, o Centro de Especialidades Médicas e o ESF do Padre José Ferrero, já atendem a uma média de 1670 consultas por mês nas áreas de clínica geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, ortopedia, infectologia e cirurgia, além de mais de 250 ultrassonografias e cerca de 4,3 mil exames laboratoriais.

O secretário interino da pasta de Saúde em Bonito, Rubens Fregatto, comentou a importância da obra para o atendimento à população. “A ampliação do nosso posto é muito importante, pois nos permitirá oferecer um serviço com mais profissionais e em instalações mais adequadas, conforme é o nosso compromisso com os usuários”.

Em seu discurso, José Arthur disse que preciso reconhecer que o trabalho na área de saúde não é fácil, exigindo empenho, dedicação e uma ação conjunta entre os Poderes.

“Nós sabemos que esse compromisso de oferecer um serviço melhor, um atendimento melhor da saúde em Bonito não é uma tarefa simples, mas que está se concretizando porque as ações são reais nesse sentido”, afirmou.

“Ter um sistema de saúde como Bonito merece requer um trabalho contínuo que nos obriga a investir em infraestrutura, como o CER- Bonito que nós entregamos há pouco, onde serão realizados os atendimentos de reabilitação e de medicina preventiva, nos obriga a investir na melhoria das nossas unidades básicas, em informatizar o nosso sistema, na contratação de mais profissionais, como será feito através do concurso, e muitas dessas conquistas, aliás, tem sido obtida com o apoio da nossa Câmara”, destacou.

Outro ponto destacado pelo chefe do Executivo foi a humanização do atendimento da rede pública de saúde.

“Nós sabemos que quem trabalha nessa área não precisa só da formação técnica ou de diploma acadêmico. Quem trabalha na saúde tem que ter um dom. O dom de lidar com as pessoas. É preciso que o usuário do sistema receba o carinho, a atenção que precisa, que procura quando está doente.”, finalizou.