Correio do Estado | 30 de setembro de 2011 - 10:31

Campo Grande tem população de 78 mil idosos, diz IBGE

A Prefeitura de Campo Grande por meio da Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania - SAS está promovendo o evento “Inclusão Social e Qualidade de Vida na Terceira Idade”, que será realizado hoje das 7h30min às 10h30min no Centro de Múltiplas Referências e Convivência do Idoso “Adalgiza de Paula Ferreira - Vovó Ziza”, na rua Joaquim Murtinho, 3.117 – Bairro Tiradentes.

O Dia do Idoso, instituído por ocasião da Lei n. 10.741 de 01 de outubro de 2003, que dispões sobre o Estatuto do Idoso, sancionada pelo Presidente da República.

Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania (SAS) o evento prevê a participação de 500 idosos que participam dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS e os Centros de Convivência para Idosos - CCI´S. O evento tem como objetivo o desenvolvimento de atividades artísticas, esportivas, de lazer, saúde, embelezamento, habilidades manuais e de valorização. Contará ainda, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e Conselho Municipal do Idoso.

População de idosos não pára de crescer

Em Campo Grande, segundo dados do IBGE, através do Censo 2010, o número de idosos ultrapassa a 78 mil pessoas. Daqui a 20 anos, essa população deve dobrar. No mundo inteiro a população está ficando mais velha. Até 2050, nos países mais avançados, o número de pessoas acima de 60 anos será maior do que o de pessoas com menos de 15 anos. Hoje, a expectativa de vida nos países desenvolvidos é de mais ou menos 75 anos e será de mais ou menos 90 anos em 2050.

Hoje será lançado, em parceria com os Correios, o selo alusivo ao “Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”.