Folha.com | 29 de setembro de 2011 - 10:29

Em Boston, homem é preso por planejar ataques ao Capitólio e Pentágono

Autoridades americanas detiveram nesta quarta-feira perto de Boston (nordeste dos EUA) um homem que supostamente preparava atentados contra alvos governamentais em Washington com pequenos aviões teleguiados carregados de explosivos, informaram fontes oficiais.

Rezwan Ferdaus, 26, foi acusado de planejar um ataque o Pentágono e o Capitólio e tentar fornecer material para fabricação de bombas com o fim de usar contra soldados americanos no Iraque, informou em um comunicado a promotora federal do distrito de Massachussetts, Carmen Ortiz.

Cidadão americano, ele foi preso quando agentes federais disfarçados entregaram em sua casa os armamentos que ele havia comprado à distância.

"A conduta alegada hoje mostra que o sr. Ferdaus planejava com antecedência cometer atos violentos contra o nosso país, inclusive com ataques ao Pentágono e ao Capitólio", disse Ortiz.

Agentes do FBI [polícia federal americana] disfarçados atuaram como cúmplices, fornecendo a Ferdaus um avião movido por controle remoto, explosivos C4 e armas leves que ele supostamente planejava usar em ataques simultâneos em Washington.

No entanto, "as pessoas nunca correram perigo por causa dos artefatos explosivos, que eram controlados por funcionários do FBI disfarçados", reforçou a polícia federal americana.

Ferdaus foi detido em Framingham, perto de Boston, imediatamente após colocar armas recém-entregues em um contêiner, acrescentou.

Entre os materiais que o suposto terrorista havia comprado estavam granadas, seis metralhadoras e ainda supostamente material explosivo C-4.

O suspeito, formado pela Universidade Northeastern, de Boston, deve aparecer perante um juiz na cidade Worcester ainda nesta quarta-feira.

Segundo informações preliminares, Ferdaus teria começado a planejar um ataque contra os EUA no começo do anos passado. Sua intenção era causar um grande impacto matando americanos, descritos por ele como "inimigos de Alá".