Edmir Conceição/Campo Grande News | 27 de setembro de 2011 - 10:01

Enersul ativa sistema interligado de rede no Cone Sul do Estado

A Enersul ativou o sistema interligado de rede no Cone Sul do Estado. A interligação é resultado da construção de uma nova linha entre Sete Quedas e Tacuru numa distância de 44,5 quilômetros. A obra, que custou cerca de R$ 1,7 milhão, faz parte do plano de investimentos da Enersul para aumentar a qualidade do fornecimento de energia elétrica também na região do Cone Sul.

A nova linha, que começou a ser construída em junho deste ano junto à subestação de Sete Quedas e ficou pronta em apenas três meses, consolida agora um sistema com alternativas para dar mobilidade à transmissão e reduzir o risco de desabastecimento de energia elétrica nos municípios de Tacuru, Sete Quedas e Paranhos.

Antes da interligação qualquer uma dessas cidades só dispunha de uma única fonte supridora. Com a nova rede, os três municípios ficarão interligados por linhas de distribuição conectadas a um sistema triangular que permite caminhos alternativos para o abastecimento.

As manobras, quando necessárias, serão feitas a partir do Centro de Operação em Campo Grande com intervalos de tempo muito pequenos ou até imperceptíveis pelo cliente. Esse nível de agilidade é resultado da alta tecnologia que a Enersul aplica ao sistema elétrico nos 73 municípios que compõem sua área de concessão em Mato Grosso do Sul.

O novo sistema de transmissão foi inaugurado neste mês junto à subestação de Sete Quedas e contou com a participação do prefeito Sérgio Roberto Mendes e vereadores da cidade e do diretor operacional da Enersul Edmir José Bosso.