Jornal do Brasil | 26 de setembro de 2011 - 16:48

Evento apresenta novas tecnologias para setor de reciclagem

São Paulo receberá, entre 27 e 29 de setembro, a Exposucata 2011, sexta edição da Feira e Congresso Internacional de Negócios da Indústria da Reciclagem. O evento deve reunir 2,4 mil profissionais do setor, e será realizado no Centro de Exposições Imigrantes, com abertura das 13h às 20h para a feira e atividades das 9h às 16h para o congresso.

As palestras programadas versarão sobre oportunidades econômicas da reciclagem, cases sobre sacolas plásticas e indústria de papel, além de exportações para o segmento. Na feira, 70 expositores apresentam as últimas tecnologias do setor, o que inclui máquinas e produtos de países como Espanha, Japão, Estados Unidos, França, Inglaterra, Portugal e Itália.

A reciclagem brasileira, segundo o diretor da Exposucata, Adriano Assi, movimento R$ 10 bilhões ao ano, entre geração, comércio e preparação. O País registra 10 milhões de toneladas de sucatas ferrosas, 4,5 milhões de toneladas de aparas de papel, 700 mil toneladas de aparas de plástico, e o mesmo montante em sucatas de alumínio, além de 200 mil toneladas de cobre. A maior parte do volume, 70%, está no estado de São Paulo, sendo que a capital e sua região metropolitana respondem por 50% do total.

Paralelas à Exposucata serão realizadas a MercoApara, para profissionais de aparas de papel, e a Reciclaplast, para os que trabalham com reciclagem de plásticos.