Boni Miranda/Bonito Informa/c assessoria | 26 de setembro de 2011 - 09:29

Encontro em Bonito lança o Plano Estadual do Livro e Leitura (PEEL)

Bonito foi sede nos dias 22 e 23 de setembro (quinta e sexta-feira) no Centro de Convenções, do MS em Letras – II Encontro do Livro e Leitura, cuja abertura contou com a presença do governador André Puccinelli, do prefeito de Bonito, José Arthur, do deputado federal Edson Giroto, do deputado estadual Junior Mocchi, líder do governo na Assembléia Legislativa, de representantes do Ministério da Educação e de secretários de outros Estados, entre outras autoridades.

O evento marcou o lançamento oficial do Plano Estadual do Livro e Leitura (PELL), documento que estabelece metas e estratégias com objetivo de nortear o desenvolvimento na área do livro, da leitura, literatura e bibliotecas, por meio de políticas articuladas que evidenciam a cidadania, a educação, o meio ambiente, as práticas sociais, o respeito á diversidade cultural, a inserção de novas tecnologias e a ampliação de acesso à informação.

Mato Grosso do Sul é o primeiro Estado do país a implantar o plano. O PELL, desenvolvido pela SED em parceria com a Fundação de Cultura, conta com o aval do Ministério da Educação e do Ministério da Cultura que, antes da concretização do Plano Estadual, lançaram o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), a fim de mobilizar, capacitar e assessorar prefeituras e Secretarias de Educação e Cultura para o desenvolvimento e implantação de planos.

A Primeira Edição do MS em Letras, em 2010- No ano passado, como parte das ações do PELL e com o objetivo de investir na formação dos agentes de leitura – prefeitos, secretários de Educação e de Cultura, professores, diretores, coordenadores, técnicos das Secretarias e funcionários de bibliotecas – a SED realizou a primeira edição do MS em Letras e reuniu 1.300 pessoas no Centro de Convenções de Bonito.

Neste ano, 1.200 dirigentes e educadores se reuniram na quinta-feira (22) para a apresentação do Plano, dando a largada para outra importante etapa: a de construção dos Planos Municipais do Livro e Leitura (PMLL).

Mato Grosso do Sul é o primeiro Estado a ter seu plano definido, desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, com apoio dos ministérios das duas pastas e da Abril Educação.