Folha.com | 15 de mar�o de 2011 - 11:39

Companhias aéreas cancelam voos para Tóquio

A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou que vai redirecionar os voos de Tóquio devido aos atrasos no principal aeroporto internacional da cidade. A Air China também tomou a decisão de cancelar os voos de Pequim e Xangai para a capital do Japão, nesta terça-feira.

A British Airways, Air France, Swiss and Alitalia informaram que os voos para Tóquio estão operando dentro do programado, mas a situação no país está sendo monitorada de perto pelas companhias. Elas também sugerem aos passageiros que chequem se o voo está confirmado antes de ir para o aeroporto.

O voo diário da Lufthansa de Frankfurt para Tóquio será redirecionado para Nagoya e os voos de Munique irão para Osaka, pelo menos até domingo, informou o porta-voz da empresa Thomas Jachnow.

O voo de Frankfurt para Tóquio normalmente é feito no super jumbo A380, mas a companhia passou a usar uma aeronave menor, o A340-600, com capacidade para cerca de 400 passageiros. Esse avião transporte 120 pessoas a menos que a anterior. Mas o representante da empresa disse que nesse momento é o suficiente para atender a demanda.

Os dois voos que deveriam voltar para a Alemanha nesta terça-feira estão atrasados, em função de atrasos e outros problemas logísticos no aeroporto de Narita, em Tóquio. "Nós poderemos oferecer uma escala horários de voos mais estável das outras cidades, o que é também uma medida preventiva", disse Jachnow.

O aeroporto internacional de Tóquio está a 65 quilômetros a nordeste do centro da cidade, próximo a uma área atingida pelo tsunami que se seguiu ao terremoto de magnitude 9.0 na última sexta-feira.

RADIAÇÃO

No fim de semana, a Lufthansa começou a checar os níveis de radiação de voos vindos de Tóquio, mas nenhum detectou níveis excessivos.

A British Airways disse que monitora a situação no Japão e que pessoas com passagens de ida com data anterior a 19 de março poderão mudar a data da viagem ou o destino.

As agências de turismo da França anunciaram nesta terça-feira que estão congelando viagens ao Japão entre 20 de março e 31 de março. A Air France informou que continua com os voos para Narita duas vezes por dia. A italiana Alitalia mantém voos para Tóquio e Osaka, mas informa que passageiros marcados até 31 de março podem remarcar a viagens sem pagar taxas extras.

Os voos da Air China foram cancelados para esta terça e quarta-feira, de acordo com o site da companhia. Representantes da empresa não informaram os motivos dos cancelamentos. Uma das razões apresentadas era que a empresa não quer deixar suas aeronaves em solo japonês durante a noite.