Boni Miranda/Bonito Informa/Com Assessoria | 22 de setembro de 2011 - 17:00

Com a presença do governador, Bonito sediou na 4ª a III Reunião Ordinária do Consed

Com a participação do governador André Puccinelli e de secretários de todo o Brasil, começou na noite desta quarta-feira (21) em Bonito a III Reunião Ordinária ..

Conde

Com a participação do governador André Puccinelli e de secretários de todo o Brasil, começou na noite desta quarta-feira (21) em Bonito a III Reunião Ordinária do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Estaduais de Educação).

Presidente da entidade, a secretária de Mato Grosso do Sul, Nilene Badeca, defendeu o fortalecimento dos debates pela valorização do Magistério e afirmou que o bom relacionamento com o Ministério da Educação está ajudando no avanço de discussões para ações em favor da qualidade do ensino.

O encontro contou também com a presença do prefeito municipal de Bonito, José Arthur; do vice-prefeito, Odilson Soares e da vereadora Luisa Aparecida Cavalheiro de Lima, entre outras autoridades locais.

“O MEC está nos ouvindo e buscando alternativas para atender os Estados. O diálogo é bom”, afirmou a secretária, destacando conquistas como os assentos que o Consed conseguiu nas comissões temáticas do Ministério e no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

O governador André Puccinelli apontou que em Mato Grosso do Sul o trabalho articulado tem sido fundamental para a execução da política educacional da atual administração, com a atuação integrada entre a SED, Conselho Estadual de Educação e secretarias municipais.

Abordando um dos tópicos em discussão pelo colegiado, André alertou para a necessidade de garantir que o Plano Estadual de Educação não sofra na discussão no Congresso Nacional alterações que prejudiquem o que for definido pelos governos através de suas secretarias. “Precisamos ter cuidado com o Plano. Os governos e prefeituras, junto com suas bancadas, devem estar atentos para que seja feito da melhor forma. As ideias que forem incorporadas devem ser técnicas e não políticas”, defendeu.

A presidente do Inep, Malvina Tuttman, que representou na abertura da reunião o ministro Fernando Haddad, atribuiu a evolução geral da Educação ao “esforço que cada governador, cada secretário está fazendo, junto com o governo federal”, e destacou a questão da inclusão. “Pelo trabalho coletivo, as escolas, as secretarias de Educação estão sendo verdadeiros laboratórios para o entendimento das diferenças”. Ela ainda apresentou mensagem do ministro Fernando Haddad, segundo a qual é motivo de admiração o trabalho que cada secretário de Educação tem feito.

Convidada para a reunião do Consed, a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Cleuza Repulho, defendeu a integração entre as duas entidades. “É muito importante entender que a colaboração precisa sair do papel. Estamos em um momento importante de construção do Plano Nacional de Educação e é fundamental defender a educação de qualidade, que passa por todas as escolas do Brasil. Num momento o aluno está em uma escola municipal, no momento seguinte, vai estar na escola estadual”, ressaltou a dirigente.

Anfitrião do encontro, o prefeito de Bonito, José Arthur, disse que a Educação é sempre um importante tema a ser debatido, pelo que representa para o País. “Para ser um País desenvolvido é preciso primeiramente resolver as questões da Educação”, frisou.

No encontro aberto com música regional expressa no talento de jovens artistas estudantes de escolas públicas de Bela Vista, os membros do Consed debaterão cinco temas centrais: a formação de professores; o transporte escolar; o currículo do Ensino Médio; o combate ao bullying e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec).